28/02/2019

Você já foi ao Geriatra? Centro Médico traz atendimento para Artur Nogueira

Geriatria é a área da medicina que estuda a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas ao envelhecimento, em estágios terminais ou não

No Brasil as pessoas estão vivendo em média 75 anos, sendo considerado idoso aquele indivíduo com 60 anos ou mais. Todo idoso se beneficia da consulta geriátrica, pois, da mesma forma que toda criança tem seu pediatra, o processo de envelhecimento também requer cuidados e orientações singulares, podendo até evitar uma futura doença!

É fato que os pacientes em fase terminal demandam ainda mais do acompanhamento geriátrico, por necessitarem de cuidados paliativos. Porém, ainda que haja indícios de boa saúde, ter um médico presente, que esteja por dentro do histórico e de todas as dificuldades do paciente é fundamental para encarar o envelhecimento com mais saúde e disposição.

A cada fase que vivemos, novas expectativas surgem e é natural que isso ocorra, já que o envelhecimento é uma caixinha de surpresas. Nós envelhecemos de forma diferente uns dos outros, porque vivemos vidas diferentes, nós cuidamos com prioridade distinta e lidamos de modo heterogêneo com os problemas surgidos ao longo da vida. Diversas modificações acontecem durante este processo e essas alterações se iniciam muito mais cedo do que se imagina! Pasmem, mas começamos a envelhecer após os 30 anos, que é quando o organismo atinge seu ápice de rendimento. 

Embora a busca pelo seguimento geriátrico tenha aumentado, já que a consciência de hábitos saudáveis se instalou, ainda existe um tabu que precisa ser deixado de lado, de que o geriatra atende apenas os mais velhos, incapacitados ou pessoas em fase final da vida. Quando falamos de atendimento médico para acompanhar as mudanças fisiológicas ou inerentes, manter a saúde e evitar o surgimento ou a progressão de algumas doenças comuns após os 60 anos, ir ao geriatra pode fazer toda a diferença na manutenção e preservação da qualidade de vida.

Esse profissional atua com particularidade não só no diagnóstico e no tratamento das enfermidades, mas cuida e acompanha todo o processo de envelhecimento do paciente, ele encara o indivíduo como um todo e não cuida apenas de um único órgão ou sistema.

MAS ENTÃO NÃO É PRECISO ESPERAR ATÉ OS 60 ANOS? Muitos médicos já recomendam ir ao geriatra aos 40 anos! Quanto antes se prevenir das doenças, melhor e mais saudável será sua terceira e quarta idade. O que importa é que, independente da faixa etária, a pessoa priorize ter saúde e envelhecer com qualidade.

As pessoas que ainda não estão na terceira idade, mas estão buscando acompanhamento preventivo focando no envelhecimento saudável, desejam realizar um “check-up”, têm interesse na prevenção de doenças, se preocupam com a forma que envelhecerão, possuem dúvidas relacionadas ao que faz parte ou não do processo ou acreditam que o envelhecimento está trazendo alterações, já podem procurar um geriatra! Adultos ou idosos com muitas doenças, como hipertensão, diabetes, artrose, insônia, osteoporose, colesterol alto, depressão, hipotireoidismo, gastrite, constipação, falta de memória e etc, que em decorrência disto usam diversas medicações, podem recorrer ao geriatra!

O geriatra é para você, que deseja fazer uma avaliação ampla, com consulta e exames selecionados especialmente para seu caso, levando em conta não só a sua idade, mas também a sua ocupação, toda a sua trajetória e seus hábitos atuais, para então elaborar  um aconselhamento amplo de saúde, específico para cada paciente. Vale lembrar que, quanto antes nos prevenirmos, mais problemas evitaremos!

Embora sempre haja o que se fazer para melhorar a qualidade de vida de um idoso, existem idosos que envelhecerão bem e idosos que envelheceram mal. Escolher que tipo de idoso quer ser é um privilégio de quem ainda é jovem e possui a chance de planejar como será seu envelhecimento. Almejamos um envelhecimento ativo e saudável, que preserve ao máximo, pelo maior tempo possível, a autonomia e a dependência. Que aumente os anos vividos proporcionalmente à qualidade de vida!

Afinal de contas, envelhece bem quem se cuida, de forma ativa e preventiva! E para isso, nunca se é velho demais nem jovem demais!

 

Dra Bruna Guardia Granado – CRM 174724/SP
Geriatria • Clínica Médica • Home Care • Saúde da Família e Comunidade


Se interessou pelo tratamento? Agende sua consulta no Centro Médico de Artur Nogueira.

 

Centro Médico

Centro Médico é referência na cidade de Artur Nogueira há 25 anos, atendendo em 23 especialidades, com diversos tipos de terapias personalizadas e um ambiente feito especialmente para a recuperação do paciente.

Centro Médico está localizado na  Rua Araras, 439, Jardim Blumenau – Artur Nogueira/SP.  Telefones: (19) 3827-4046 e (19) 3827-3412 ou (19) 99859-6566.

O Clínica possui uma unidade em Cosmópolis, localizada na Rua Max Hergert, 950 – Jardim Bela Vista III, Cosmópolis/SP. Telefones: (19) 3812-1862/ 3812-2919 ou whatsapp (19) 9989-5500.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.