26/07/2018

Valinhos participa da Semana Mundial do Aleitamento Materno

Atividade ocorre de 1 a 7 de agosto com o tema “Amamentação: a base da vida”

A Secretaria da Saúde intensificará as ações educativas de incentivo ao aleitamento materno nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atenção à Mulher, de 1 a 7 de agosto. Para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que este ano tem como tema “Amamentação: a base da vida”, o objetivo é divulgar que a amamentação está ligada a boa nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza.

Segundo a Secretaria da Saúde, uma equipe multiprofissional percorrerá as unidades de saúde para oferecer orientações, apoio e assistência às mães e suas famílias. Essas ações já fazem parte da rotina do Programa de Humanização ao Pré-Natal e Nascimento promovido pelo Departamento de Programas e Projetos de Saúde.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é considerada um veículo para promover a amamentação e ocorre em 120 países. No Brasil, é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999. De acordo com a rede internacional, em um mundo cheio de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães.

Humanização

O Programa de Humanização ao Pré-natal e Nascimento é oferecido a todas as mulheres que fazem o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde. Ele é coordenado por uma equipe multiprofissional (ginecologista, pediatra, nutricionista, fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta, enfermeira e assistente social), que promove reuniões quinzenais com as gestantes, para passar orientações específicas de cada área.

Nesta terça-feira (24), na UBS Central, a enfermeira Amanda Medeiros falou para um grupo de gestantes e mães sobre a importância do aleitamento materno. Em cada reunião, profissionais orientam sobre um tema específico: as mudanças que ocorrem no corpo da mulher por conta da gestação, direitos trabalhistas, autocuidado, alimentação, cuidados com o bebê, amamentação, entre outras. Após o nascimento do bebê, a equipe se disponibiliza para as mães que ainda precisarem de mais orientações e acolhimento.

…………………………..

O Portal Portal ON oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.