24/12/2018

Tire suas dúvidas e saiba quando procurar um urologista

Especialista do Centro Médico de Artur Nogueira fala sobre o exame urodinâmico, confira

Informe Publicitário

O que é urodinâmica?

O exame urodinâmico ou urodinâmica é um estudo que avalia como a bexiga e a uretra estão realizando seu trabalho de armazenamento e liberação de urina. Como o próprio nome indica, a urodinâmica é o estudo das várias fases do ato de produzir, transportar, reter e excretar urina, gerando parâmetros como volume produzido, excretado ou retido, tempo de produção, capacidade volumétrica das vias urinárias, pressão de fluxo no interior das vias urinárias, etc., os quais podem ser confrontados com dados normais.

A urodinâmica é o estudo computadorizado do funcionamento da bexiga e da uretra, e serve para diagnosticar problemas de micção, incluindo todos os tipos de incontinência urinária, obstruções, infecções de repetição, etc. É considerado o melhor exame para diagnóstico de obstrução urinária. É também o melhor estudo para avaliar o risco de incontinência urinária antes de cirurgias da próstata.

Em casos de incontinência urinária feminina, o exame é importante para definir qual a melhor estratégia de tratamento.

Como preparar-se para o exame?

Os testes urodinâmicos são geralmente realizados em consultórios de Urologia e Ginecologia

Não há necessidade de nenhum preparo especial nem de suspender eventuais medicações. O paciente deve tentar evacuar em casa, antes de fazer o exame.  Deve-se trazer de casa uma garrafinha d’agua e chegar ao exame com antecedência para ir enchendo a bexiga na clínica.

Quem deve fazer uma urodinâmica?

A urodinâmica fornecerá ao médico as informações necessárias para diagnosticar a causa e a natureza da incontinência de um paciente, oferecendo assim as melhores opções de tratamento disponíveis. A urodinâmica é tipicamente conduzida por urologistas ou uroginecologistas.

De um modo geral, a urodinâmica está indicada:

– Se há vários sintomas urinários associados, como urgência urinária, incontinência urinária, nictúria, perda urinária involuntária, etc.

– Se os tratamentos (clínico ou cirúrgico) para incontinência urinária não apresentaram resultados satisfatórios.

– Se há incontinências urinárias recidivantes.

– Em pacientes com antecedentes de cirurgias da pelve.

– Em pacientes submetidas à radioterapia na região pélvica.

Em que consiste o exame de urodinâmica?

O exame de urodinâmica compreende uma série de exames diferentes (urofluxometria, cistometria, estudo miccional ou relação fluxo/pressão, perfil uretral e eletromiografia) e dura, no total, de 30 a 40 minutos.

Urofluxometria: esta é uma etapa não invasiva do exame em que nenhum aparelho é introduzido ou mesmo colocado em contato com o examinando. Ela apenas mede a relação entre o fluxo urinário e o tempo.

Urofluxômetro, o qual fornecerá várias medidas do fluxo urinário (tempo de fluxo, tempo até o máximo, pico de fluxo máximo, fluxo médio e volume urinado).

Cistometria: corresponde a estudar a relação entre o volume de urina e a pressão no interior da bexiga.

Estudo miccional: fornece dados bastante concretos acerca do esvaziamento vesical e da função esfincteriana.

Perfil pressórico uretral:  presta-se para avaliação de pressão máxima de fechamento e comprimento funcional apenas em pacientes com insuficiência esfincteriana.

Eletromiografia: corresponde ao estudo do esfíncter uretral externo, que comumente está alterado nas neuropatias, particularmente nas acompanhadas de comprometimento medular.

E após o exame?

No pós-exame imediato pode haver disúria e aumento da frequência urinária, que habitualmente regridem de 12 a 48 horas após o exame. Alguns poucos pacientes podem apresentar sangramento uretral, via de regra pequeno e auto-limitado.

Quando o laudo ficará pronto?

Geralmente no pós-exame.

Dr. Humberto Marino, médico com especialização em Cirurgia Geral e urologia. Formado pela Universidade de São Francisco. Cursou especialização/residência médica em cirurgia geral e de urologia felow na Pugvert em Barcelona. CRM-SP: 69533.


Se interessou pelo tratamento? Agende sua consulta no Centro Médico de Artur Nogueira.

Centro Médico

Centro Médico é referência na cidade de Artur Nogueira há 25 anos, atendendo em 23 especialidades, com diversos tipos de terapias personalizadas e um ambiente feito especialmente para a recuperação do paciente. Localizado na  Rua Araras, 439, Jardim Blumenau – Artur Nogueira/SP.  Telefones: (19) 3827-4046 e (19) 3827-3412 ou (19) 99859-6566.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.