28/08/2019

Sinfônica faz série de concertos para alunos da rede pública em setembro

Apresentações fazem parte da série Concertos Didáticos 2019 “Dominó Sinfónico” voltado para escolas, com entrada franca

A orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta-se no dia 29 de setembro, às 10h, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, e dos dias 3 a 6 de setembro, de terça a sexta-feira, às 10:00h , no Teatro Municipal José de Castro Mendes. Todas as apresentações fazem parte da série Concertos Didáticos 2019 “Dominó Sinfónico” voltado para escolas, com a entrada franca.

O projeto Concertos Didáticos é composto por apresentações feitas sob medida para que crianças e adolescentes deem seus primeiros passos na música orquestral. Elaborado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em conjunto com a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação, o objetivo é inserir os alunos da rede municipal de ensino e de instituições não governamentais na produção dos bens culturais e artísticos da cidade. A regência desta série de concertos didáticos é do maestro Marcelo Ramos.

Além de fomentar e formar novos ouvintes, o programa proporciona acesso aos novos timbres e sons produzidos por uma orquestra. É uma forma para que crianças, adultos e idosos, com ou sem deficiência, conheçam outros estilos e formas musicais e desenvolvam novas emoções e um novo repertório musical. O ator convidado para interpretar e interagir com a plateia é Valdo Matos, o roteiro e supervisão fica por conta de Wellington Nogueira.

Divididos em naipes, os integrantes da Sinfônica irão interpretar peças de W. A. Mozart, Johann Strauss e Carlos Gomes, que destacam o colorido e a versatilidade das cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo).

Os representantes da família das madeiras (flauta, oboé, clarineta, fagote) desvendam o universo peculiar e imagético em composições de Joachim Raff e Scott Joplin. Para completar a aventura musical, os metais (trompa, trompete, trombone, tuba) chegam com todo fôlego para executar a delicadeza e o lúdico de temas infantis em arranjos especialmente criados pelo trompista Isac Emerick.

Nesta série de concertos, o maestro e os músicos vão interagir com a plateia falando sobre as obras, autores e instrumentos musicais que fazem parte de uma orquestra.

Programa

Adail Fernandes:

“Dominó Sinfónico”

Marcelo Ramos  – Regente

Graduou-se mestre em regência orquestral pelo Cleveland Institute of Music (EUA), onde estudou sob orientação de Carl Topilow em 2010. Está terminando o doutorado em artes e regência orquestral na Ball State University (Indiana), após receber bolsa integral da própria instituição, o que lhe permitiu dirigir concertos sinfônicos e óperas como Dido e Enéas (Purcell), Così fan tutte, O Empresário (Mozart), Suor Angelica (Puccini) e O Elixir do amor (Donizetti). O tema de sua dissertação é a Sinfonia No. 2 '‘Brasília’' de Guerra-Peixe: análise e edição de performance e conta com bolsa integral da CAPES. Durante o período de mestrado, Marcelo foi também maestro assistente da Cleveland Pops Orchestra além de participar de masterclasses com Michael Tilson Thomas (San Francisco Symphony), Kenneth Kiesler (University of Michigan), Kurt Masur, David Loebel, Ronald Zollman (Croácia) e Alexander Polistchuk (São Petesburgo). No Brasil, estudou regência com Eleazar de Carvalho e Dante Anzolini Sua carreira vem sendo desenvolvida seguindo um caminho que começou dentro da própria orquestra como violoncelista (OSESP – 1994 a 1999), passando por regente assistente na Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro (1999-2001), regente residente da Amazonas Filarmônica em Manaus (2001-2003), e maestro titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (2003-2008).

Waldo Matos Ator / Clown

Clown e Titeriteiro. Iniciou suas atividades no teatro no ano de 1979 e participou de diversos trabalhos como ator, produtor e diretor de espetáculos teatrais, utilizando técnicas diversificadas da linguagem cênica.

No ano de 1987 ,Valdo Matos recebeu o prêmio de melhor ator no Festival de Teatro Infantil realizado pelo SESC Campinas em parceria com o Jornal Correio Popular. Em 1990, durante a participação do ator no 4º Festival Universitário de Teatro de Blumenau, Valdo Matos foi indicado para o prêmio de melhor ator com o espetáculo Zum ou Zois de Josê Mauro Padovani e Carlos Meceni. Em 1999, após ter participado de alguns festivais de teatro na Europa,  com o espetáculo Caramel Clown, Valdo Matos recebeu o prêmio especial do juri no FETEMIG (Festival de Teatro de Minas Gerais) com o mesmo espetáculo.

Locais

Dia: 29 de agosto

Horário: 10h

Local: Sagrado Coração de Jesus

Endereço: Av. Dr. Manoel Afonso Ferreira, 245 – Jardim Paraíso, Campinas

Dias: 03, 04, 05 e 06 de setembro

horário: 10h

Endereço: Teatro Castro Mendes

Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.