30/10/2019

Rompimentos na rede provoca falta de água em Valinhos

A rede foi danificada por uma equipe de uma empresa de gás encanado e o conserto foi concluído à tarde

Alguns bairros de Valinhos enfrentaram nesta terça-feira (29) problemas no abastecimento de água, mas a situação estava normalizada à tarde. Segundo o Departamentos de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), a falta de água em alguns locais foi provocada pelo conserto emergencial nas válvulas da tubulação nos bairros Bela Vista, São Jorge, Imperial e São Cristóvão, além de reparo na rede na Avenida Onze de Agosto. O bairro Terra Nova teve a rede danificada por uma equipe de uma empresa de gás encanado e o conserto foi concluído também à tarde.

O reparo emergencial na válvula de abastecimento de vários bairros foi finalizado por volta das 12h. Segundo técnicos do DAEV, o abastecimento foi restabelecido rapidamente, uma vez que não há problemas de pressurização nas bombas. A conclusão do conserto da rede no bairro Terra Nova ocorreu no final desta tarde (dia 29).

Os técnicos do DAEV informam ainda que manutenções emergenciais (rompimentos de rede, quedas de energia elétrica e outros) nos sistemas de distribuição ou captação de água podem causar oscilações temporárias no abastecimento de algumas regiões.

O DAEV também informou que o abastecimento de água está instável em alguns bairros nos últimos dias falta de água, como Parque Portugal, Nova Espírito Santo, Palmares, Portal do Jequitibá, Jardim Pinheiros e São Luiz. O DAEV explicou que isso ocorre devido à baixa pressão da água em horários de grande consumo do produto. Mas o DAEV informou que está intensificando o monitoramento da pressão nas redes de distribuição para regularizar o abastecimento

Uso racional

Desde a semana passada, o DAEV lançou uma campanha para o uso consciente da água na cidade. O uso racional implica evitar desperdícios usando água para lavar quintais, carros, banhos prolongados, escovar os dentes com a torneira aberta, usar a máquina de lavar roupas para pequenas quantidades de peças, entre outros

A cidade conta com boa infraestrutura de abastecimento de água, com uma série de investimentos que vêm ocorrendo continuamente para ampliar a oferta do produto na rede. A água distribuída em Valinhos é obtida pela captação direta do Rio Atibaia e das quatro barragens – Barragem das Figueiras, Santana dos Cuiabanos, do Moinho Velho e a João Antunes dos Santos. Somente esta última está com sua captação mais retraída, com vazão estimada em 15%. Há ainda 20 pontos de captação em poços profundos

Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da UNICAMP não choveu nem a metade do previsto para este ano.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.