03/07/2018

Proposta visa alteração na matriz curricular dos cursos de engenharia no ensino superior

Com sete cursos de engenharia, a UniFAJ está à frente das demais instituições, pois possui aulas diferenciadas

O Conselho Nacional de Educação (CNE) divulgou no final de junho que as diretrizes curriculares das graduações de engenharia de todo o país passarão por mudança com o objetivo de tornar os cursos mais atrativos e que tenham menos evasão de seus alunos após o primeiro ano. A proposta é aumentar nessas graduações o número de atividades práticas, oferecer ações interdisciplinares visando a inovação e que os estudantes tenham, desde seu ingresso nos cursos, disciplinas introdutórias à área específica de formação.

“Nosso lema é Seu Futuro na Prática e todos os dias tornamos isso mais que a nossa obrigação, proporcionando aos nossos alunos experiências únicas que dão uma visão a eles sobre a atuação do profissional no mercado de trabalho, não sendo apenas a sala de aula o local de aprendizado, diminuindo assim a nossa taxa de evasão e aumentando a cada semestre o número de estudantes que vêm de outra instituição para a UniFAJ”, revela o professor Flávio Fernandes Pacetta, o diretor acadêmico de unidade da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), que destaca-se por oferecer aos alunos sete engenharias: Agronômica, de Alimentos, Ambiental, Civil, de Controle e Automação, Elétrica e de Produção. “Temos aulas práticas desde o primeiro semestre, com uma grade curricular ampla, promovendo a interação de conteúdos entre as disciplinas e a priorização das Metodologias Ativas em suas aulas, ou seja, professores repassam seus conhecimentos de forma dinâmica, lúdica e com a mesma excelência do modo tradicional”, explica Pacetta.

Outro destaque da UniFAJ é oferecer aos seus alunos as ferramentas online do Google for Education. Dessa forma podem ficar em contato com os professores em todos os momentos por meio das redes do programa, como o Google Drive, Google Docs e Hangouts, facilitando acesso a informações. Esse recurso é disponibilizado tanto para alunos como para os já formados.

A UniFAJ ainda está preparando para o próximo ano a reformulação das grades curriculares de todas as graduações, não só das engenharias, visando cada vez mais humanizar o relacionamento com os discentes e prepará-los para o mercado de trabalho. “Estamos atentos às mudanças e trazendo à instituição meios que buscam melhorar a atuação do nosso aluno”, pontua o diretor.

De acordo com dados do CNE, atualmente são mais quatro mil estudantes de engenharia no Brasil, sendo 70,5% de instituições privada de ensino, que serão impactados pela mudança caso a proposta seja aprovada pelo Ministério da Educação. Se aprovada, as faculdades, centros universitários e universidades terão um ano para adequar seus currículos.

VESTIBULAR

O Centro Universitário de Jaguariúna está com inscrições para o Vestibular de Inverno, com aulas iniciando em agosto. As provas podem ser agendadas todas as terças e quintas-feiras, às 19h, e aos sábados, às 9h30, no Campus II, à Rodovia Adhemar de Barros, SP-340, Km 127 Pista Sul, bairro Tanquinho Velho, Jaguariúna.

Para conferir a lista completa de cursos e agendar a prova, acesse o site www.faj.br. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e os estudantes que fizeram o Enem ou concluíram o ensino médio por meio do exame estão isentos do exame. Neste caso, é necessário somente fazer a inscrição online e comparecer à Central de Atendimento de um dos campi da UniFAJ para se matricular.  A regra vale também para as pessoas que já fizeram uma ou mais graduações.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.