28/08/2019

Prefeitura promove campanha de adoção de animais domésticos

Departamento de Proteção e Bem-estar Animal visa encontrar um lar para cerca de 150 animais abrigados no órgão

Cerca de 150 cães e gatos, abrigados hoje no DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-estar Animal), precisam de um lar e de tutores amigos que possa cuidar deles com amor e dedicação. A fim de encurtar caminhos, a Prefeitura de Hortolândia promove a campanha “Encontre um Amigo”, de adoção de animais domésticos. Para adotar este novo amigo, gratuitamente, basta procurar o DPBEA, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizado na Rua Athanázio Gigo, 60, no bairro Chácaras Recreio 2.000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O interessado precisa ter 18 anos ou mais e apresentar RG ou outro documento de identificação com foto e comprovante de residência. Ao adotar, o munícipe precisará ainda assinar um termo de guarda responsável.

Atualmente, há no espaço aproximadamente 150 animais disponíveis para adoção, entre cães e gatos, machos e fêmeas, filhotes e adultos, todos SRD (sem raça definida) ou vira-latas, como se costuma dizer. Segundo o diretor do DPBEA, Vanderlei Fernando Azevedo, todos os animais já foram vacinados contra a raiva e estão em bom estado de saúde. “Eles precisam de um lar. Com a campanha, pretendemos diminuir o abandono de animais na cidade, encontrando para eles este novo lar”, afirma Azevedo.

Guarda responsável

Em janeiro deste ano, como medida de proteção e bem-estar animal, a Prefeitura lançou o guia “Guarda Responsável – Projeto Encontre um Amigo”. O informativo orienta as pessoas sobre os direitos e deveres do tutor ao adotar um animal. Quem vai ao DBPEA com a intenção de adotar um cão ou gato recebe o folheto com instruções para tratar do animal de maneira adequada. O guia traz, ainda, precauções a serem tomadas com a saúde do bichinho de estimação.

Para efetuar a adoção, o tutor tem de cumprir os critérios estabelecidos na cartilha. Abandonar e maltratar animais é crime pela Lei Federal nº 9.605/98. Denúncias de maus tratos aos animais podem ser formalizadas no DPBEA, por meio dos telefones 3897-3312 ou 3897-5974.

Confira dicas de guarda responsável:

  • não deixar o bicho de estimação solto na rua;
  • ter disponibilidade para ele e oferecer muito afeto e atenção;
  • manter sempre o animal na coleira e com identificação referente ao nome do dono e telefone;
  • possuir espaço físico no imóvel proporcional ao porte do animal;
  • realizar visitas regulares a um veterinário para vacinas anuais.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.