15/04/2019

Ortopedista explica o que é o esporão de calcâneo

As mulheres são as mais suscetíveis ao problema

O osso de maior tamanho na estrutura óssea do pé é o calcâneo. Ele suporta todo o peso do nosso corpo, sofrendo, dessa maneira, um impacto intenso e constante. Existe uma fáscia plantar que é um ligamento que se origina na face inferior do calcâneo e vai até a base das falanges proximais dos dedos do pé; sua função é manter o arco do pé.

O esporão de calcâneo é uma calcificação que surge na região inferior do calcâneo, na origem da fáscia plantar, causado por micro traumas repetidos nesta região. Estes pequenos traumas provocados por repetidos episódios de longas caminhadas, subir escadas em demasia, uso de calçados sem amortecedor ou obesidade podem provocar pequenas lesões na origem da fáscia plantar que cicatrizam e ao longo de anos vai formando um tecido calcificado que é o esporão.


O esporão é só uma calcificação, ele não espeta, o processo inflamatório que ocorre nesta região inferior do calcâneo é que provoca a dor o tratamento usual é feito com analgésicos e anti-inflamatórios; uso de palmilhas ou calcanheiras de silicone que tem alto poder de absorção de impactos; fisioterapia para analgesia e alongamento da fáscia plantar e eventualmente infiltrações locais . Nos indivíduos obesos está indicado redução de peso corporal, raramente são indicadas cirurgias para remoção do esporão.

Um dos motivos mais frequentes para a procura ortopédica são as queixas de dores no calcanhar. Microtraumatismos no osso calcâneo podem levar à formação do esporão. As mesmas lesões que, normalmente, desencadeiam o surgimento da chamada fascite plantar, inflamação da fáscia plantar, tecido que recobre a musculatura da sola do pé, também provocam o aparecimento do esporão de calcâneo. Mas a dor característica não decorre do esporão, como muitas pessoas imaginam, mas sim da inflamação do tendão e da fáscia. As mulheres são as mais suscetíveis ao problema.

Causas e diagnóstico
– Alterações na formação do arco dos pés (principalmente a acentuação do arco, pé cavo);
– Alterações na marcha (pisada errada)
– Encurtamento do tendão de Aquiles e da musculatura posterior da perna.

A pressão sobre o centro do calcanhar causa dor se o esporão estiver presente. Pode-se fazer radiografias para confirmar o diagnóstico, mas estas podem não detectar os esporões em formação. A ultrassonografia ou Ressonância magnética são métodos importantes de avaliação da integridade e qualidade da fáscia plantar.

Tratamento
– Inicialmente é sempre conservador:
– Medicação com anti-inflamatórios e analgésicos;
– Fisioterapia com exercícios para alongamento da fáscia plantar e do tendão de Aquiles;
– Suspender as atividades de corrida ou longas caminhadas para diminuir o impacto sobre a região.
– Perder qualquer peso excessivo;
– Palmilhas com acolchoamento do calcanhar podem minimizar o estiramento da fáscia e reduzir a dor além de absorção do impacto
– Para aqueles que não responderam ao tratamento, existem as opções:
– Injeções de corticoide na fáscia plantar;
– Uso do night splint, que é uma espécie de imobilizador de tornozelo que alonga a fáscia plantar enquanto estamos dormindo;
– Terapia por ondas de choque extracorpórea, produzindo uma neovascularização com consequente reparação do tecido inflamado. Novo método eletro-hidráulico de tratamento que é menos invasivo.

A cirurgia fica reservada para os pacientes que não respondem a essas medidas citadas. Só se deve realizar uma intervenção cirúrgica para extrair o esporão ou a fasciectomia quando a dor constante dificultar a marcha e na falha do tratamento conservador.



Dr. Giancarlo Salvati CRM: 66419-SP, Ortopedista e traumatologista

Se interessou pelo tratamento? Agende sua consulta no Centro Médico de Artur Nogueira.

Centro Médico

Centro Médico é referência na cidade de Artur Nogueira há 25 anos, atendendo em 23 especialidades, com diversos tipos de terapias personalizadas e um ambiente feito especialmente para a recuperação do paciente.

Centro Médico está localizado na  Rua Araras, 439, Jardim Blumenau – Artur Nogueira/SP.  Telefones: (19) 3827-4046 e (19) 3827-3412 ou (19) 99859-6566.

O Clínica possui uma unidade em Cosmópolis, localizada na Rua Max Hergert, 950 – Jardim Bela Vista III, Cosmópolis/SP. Telefones: (19) 3812-1862/ 3812-2919 ou whatsapp (19) 9989-5500.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.