17/10/2019

Museus de Pedreira participam de pesquisa promovido pelo IBRAM e NECCULT da UFRGS

A seleção foi feita pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus e pelo NECCULT (Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira foram selecionados pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus e pelo NECCULT (Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para participar da pesquisa sobre impacto socioeconômico do segmento, que integra o projeto de pesquisa intitulado: “Modelo metodológico de estudo e valoração do impacto econômico dos museus aplicado à realidade brasileira”.

A pesquisa tem o objetivo de desenvolver e aplicar um método de mensuração do impacto econômico gerado por museus no Brasil. Na primeira fase do projeto realizado em 2018, o Núcleo da UFRGS estudou os diferentes métodos utilizados internacionalmente para analisar os impactos econômicos gerados pelos museus. Na segunda fase, realizada em 2019, foi aplicado os modelos metodológicos em cinco instituições brasileiras selecionadas que participaram do projeto que foram a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, Museu Imperial, Museu do Diamente, Museu Casa de Cora Coralina e Museu do Doce.

Nesta terceira fase, os Museus de Pedreira são um dos selecionados para participar do projeto a fim de demonstrar a sua percepção sobre os diferentes aspectos dos possíveis impactos socioeconômicos gerados pelos museus no cenário brasileiro.

“É a segunda vez que nossa instituição é selecionada pelo IBRAM para participar de projetos desenvolvidos pelo instituto, já que em 2018, dentre os mais de 3.700 museus brasileiros, os Museus de Pedreira foram selecionados a contribuir para o diagnóstico de gestão dos museus brasileiros para o Projeto “Desenvolvimento da Gestão Estratégica do Ibram e dos Museus Brasileiros para o Fortalecimento Institucional na Formulação e Implantação de Políticas Públicas”, enfatiza o diretor dos museus de Pedreira Adilson Spagiari.

O projeto foi uma parceria do IBRAM e a Organização dos Estados Íberos-Americanos – OEI, que visou a partir desse projeto desenvolver novas estratégias para o gerenciamento dos museus brasileiros”, destaca o gestor Adílson Spagiari.

O diagnóstico teve como objetivo levantar informações sobre as potencialidades e os desafios relacionados à gestão museológica, como a análise de aspectos administrativos, de planejamento e de institucionalidade que impactam diretamente na sustentabilidade dos museus e consequentemente com os resultados obtidos foi feito uma análise e um aperfeiçoamento das políticas e programas voltados para a sustentabilidade dos museus brasileiros.

De acordo com Spagiari, foi com grande satisfação que recebemos o convite da diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus, Eneida Braga Rocha de Lemos do IBRAM para que os Museus de Pedreira participem dessa pesquisa sobre o impacto socioeconômico dos museus.

Os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira estão localizados na Praça Cel. João Pedro, nº 102.

………………………………..

O Portal Portal ON oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.