22/01/2020

Museu militar é inaugurado em Campinas

A visitação ao museu é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

O Museu do Forte Anhanguera, acervo formado com peças militares raras, foi inaugurado, no dia 18 de janeiro, em Campinas. Localizado na Fazenda Chapadão, o museu propõe uma imersão na história dos militares campineiros e expõe peças usadas no século 19, assim como um canhão utilizado na 2ª Guerra Mundial.

O acervo recebeu doações de pessoas e associações de colecionadores. Uma das doações veio de um ex-militar que procurou os responsáveis pelo projeto, informando que continha o acervo do Tiro de Guerra de Campinas (TG-176) quando o local foi fechado.

“Muitas peças que reconstituem a presença do Exército no município foram resgatadas neste momento”, explica o Tenente-coronel Eduardo José Lopes Gonçalo.

Entre as peças exibidas estão um banguê datado de 1865, peça usada para transportar “pessoas importantes” da época, e um uniforme de guerra original, usado na Revolução Constitucionalista de 1932.

O museu é dividido em salas expositivas e contém objetos, equipamentos e armamentos usados na Batalha da Venda Grande, Revolução Liberal e na Guerra do Paraguai, além de itens que contam a história da Brigada Anhanguera e da própria Fazenda Chapadão, adquirida pelo Exército em 1942, e guarda grande parte da história de militares campineiros.

A visitação ao museu é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A Fazenda Chapadão é localizada no Comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve (Bda Inf L)  Brigada Anhanguera  Avenida Soldado Passarinho, 1601 – Jardim Chapadão.

A 11ª Bda Inf L é uma Grande Unidade pertencente à 2ª DE.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.