31/07/2019

Ministério da Saúde alerta para vacinação e cuidados contra o Sarampo

É essencial que os moradores procurem as unidades para tirar dúvidas

Apesar de ter sido considerado erradicado em boa parte do mundo, o sarampo voltou a ser uma preocupação entre os brasileiros nos últimos dois anos. De acordo com o Ministério da Saúde, do início de 2018 a janeiro de 2019 foram confirmados 10.274 casos no país. Só em Paulínia são 13 suspeitas, sendo oito de moradores do município

É essencial que os moradores procurem as unidades para tirar dúvidas e acompanhar a carteira de vacinação.

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado.

Conheça os sintomas do sarampo:

– Febre alta, acima de 38,5°C.
– Dor de cabeça.
– Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e, em seguida, se espalham pelo corpo.
– Tosse.
– Coriza.
– Conjuntivite.
– Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, conhecidas como sinal de koplik, que antecedem de 1 a 2 dias o aparecimento das manchas vermelhas.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.