01/10/2018

Maternidade de Campinas busca repor estoques do Banco de Leite

Cada litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia

A Maternidade de Campinas começa esta semana uma campanha para a arrecadação de leite materno. O ideal para suprir com tranquilidade os 40 leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal (recém-nascidos) seria um estoque médio de 200 litros.

O Centro de Lactação – Banco de Leite Humano da Maternidade – tem recebido apenas cerca de 100 a 120 litros de leite por mês. O Banco de Leite começou o ano coletando 96 litros e, gradativamente, conseguiu aumentar os estoques para quase 154 litros em maio.

Desde junho a quantidade doada está em queda, atingindo 127,7 litros em agosto. Preocupada, a Maternidade de Campinas lança a campanha para estimular as doações.

Exames

Para evitar o descarte do leite armazenado, a Maternidade de Campinas passou a oferecer às mães os exames de sorologia necessários para atestar a qualidade das doações. As doadoras podem fazer os testes às segundas-feiras, das 13h às 15h, no ambulatório do hospital. É necessário apenas fazer o agendamento prévio.

O Ministério da Saúde preconiza que, para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), é necessário realizar as sorologias de sífilis, hepatites B e C, doença de Chagas, HTLV (Vírus Linfotrópico da Célula Humana) e HIV (Aids). As crianças internadas na UTI Neonatal têm um peso extremamente baixo e precisam de cuidados especiais. Por isso, é preciso garantir a qualidade do leite – sem nenhuma contaminação.

…………………………..

O Portal Portal ON oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.