14/11/2018

Maior estrutura científica do país é inaugurada em Campinas

Laboratório que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é orçado em R$ 1,8 bilhão

A maior infraestrutura científica já construída no Brasil, o Sirius, laboratório de luz síncrotron de 4ª geração, em Campinas (SP), terá a primeira etapa inaugurada nesta quarta-feira (14), em cerimônia com a presença do presidente da República, Michel Temer.

Foto: Cesar Cocco

Com as obras civis concluídas, o laboratório passará pelo primeiro teste: uma volta de elétrons em dois dos três aceleradores que compõem o equipamento. O Sirius deve ser entregue aos pesquisadores no segundo semestre de 2019. A conclusão total da obra, com 13 linhas operando, é prevista para 2020.

Atualmente há apenas um laboratório da 4ª geração de luz síncrotron operando no mundo: o MAX-IV, na Suécia. O Sirius foi projetado para ter o maior brilho do mundo entre as fontes com sua faixa de energia.

Quando o Sirius estiver em atividade – substituindo a atual fonte de luz usada no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) -, estima-se que uma pesquisa que atualmente é feita em 10 horas nos equipamentos mais avançados do mundo poderá ser concluída em 10 segundos.

Importância do Sirius

A luz síncrotron atua como um “raio X superpotente”, capaz de analisar a estrutura de diversos tipos de materiais em escalas de átomos e moléculas. Com isso, o novo acelerador permitirá aos pesquisadores desenvolverem tecnologias em áreas consideradas estratégicas no CNPEM.

Na área de saúde será possível o estudo do cérebro humano e doenças degenerativas, melhorar o diagnóstico por imagens, a eficácia de medicamentos e decifrar estruturas virais para desenvolvimento de vacinas.

Na energia, um dos pontos altos deverá ser o desenvolvimento de baterias com maior duração, menor custo, menores e mais seguras. Na agricultura, o grande desafio será descobrir com exatidão o funcionamento do solo, os mecanismos de absorção das plantas e melhor aproveitamento de insumos e de controle de pragas.

Na exploração de óleo e gás, o estudo de rochas e do movimento e absorção do petróleo pode baratear os custos e aumentar a produção em áreas como o pré-sal.

…………………………..

O Portal Portal ON oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.