08/03/2018

Livro retrata antigos carnavais do interior paulista

Lançamento acontece na sexta junto com inauguração de exposição

Da redação

Com lançamento marcado nesta sexta-feira, 9 de Março, às 19h00, em Cosmópolis, o livro Outros Carnavais é resultado de pesquisa que buscou na memória registrada e contada os modos de festejar essa que é a mais alegre das festas, traçando os primeiros passos do carnaval em solos do interior paulista, com o recorte temporal das décadas de 1910 a 1960.

Carnaval de 1941 na Usina Ester

Segundo Carina Bentlin, autora do livro e responsável pela pesquisa, o projeto Outros Carnavais surgiu do anseio de ampliar o acesso ao interessante acervo do Centro de Memória de Cosmópolis e suas coleções fotográficas. “Diante do processo de organização do acervo, revelou-se uma bonita coleção com registros dos Carnavais, fotografias que chamaram a atenção pela beleza, qualidade e variedade de blocos retratados”, conta. O projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado e da Tecer Comunicação e Cultura, através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo com patrocínio do Supermercados São Vicente e Usina Ester e apoio da Secretaria de Cultura de Cosmópolis.

Lançamento

O lançamento do livro e inauguração da exposição acontecem na sexta, 09, às 19h, no Auditório XV de Outubro (ao lado da escola Paulo Freire). O público presente no lançamento receberá um exemplar do livro gratuitamente, além de conhecer a exposição que conta com estandartes customizados artesanalmente, objetos e fotos que serão apresentados de maneira lúdica e alegre. Depois, a exposição que é itinerante seguirá para outros locais da cidade.

Carnaval de 1941 na Usina Ester

A Baleia – com alegorias feitas artesanalmente e de modo coletivo, os foliões desfilavam com seus feitos carnavalescos pelas ruas de terra batida. Carnaval de 1929.

A autora

Carina Bentlin é jornalista, documentarista audiovisual e gestora cultural com especialização em Gestão de Políticas Culturais – Universitat de Girona e Itaú Cultural. Dirigiu e produziu doze documentários, sendo a maioria deles com base em memórias e histórias de vidas, incluindo o projeto de pesquisa e documentação “Memória Viva”. Foi bolsista em Documentação Museológica pelo Cidoc – Comitê Internacional de Documentação Museológica (Icom – Unesco). Como coordenadora da Tecer Comunicação e Cultura desenvolve projetos culturais para grupos artísticos de diversos segmentos, além do projeto de cinema open air com exibições de títulos do cinema nacional (Cine Céu). Em Cosmópolis atuou por seis anos nas funções de assessora, diretora e secretária de cultura, onde coordenou, entre outros, diversos projetos culturais relacionados ao acervo do Centro de Memória de Cosmópolis.

Serviço

Lançamento do livro e abertura da exposição

9/03, às 19h – Auditório XV de Outro (ao lado da escola Paulo Freire – Rua Sete de Abril, 649)

Itinerância da Exposição

9 a 16/03 – Hall do Auditório XV de Outubro  (ao lado da escola Paulo Freire – Rua Sete de Abril, 649)

19 a 23/03 – Shopping de Cosmópolis – Av. da Saudade, 32

3 a 9/4 – Espaço Cultural Café Belle Époque – Praça Dr. Paulo Almeida Nogueira, 70 – Centro

Maiores informações: Secretaria de Cultura de Cosmópolis, 3812-3101

O concurso de fantasias era comum entre os foliões, 1930.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.