09/04/2018

Jornalista fala sobre livro dos antigos carnavais de Cosmópolis

Obra foi publicada em parceria com Governo do Estado

Leonardo Saimon

Carina Bentlin se diz fascinada pelas histórias e memórias que cada indivíduo carrega consigo. “Cada pessoa é um universo muito particular e dentro desse universo particular, se descobre coisas que são comuns a todos os outros”, observa a jornalista. Toda essa sentimentalidade se traduz nos trabalhos que Carina desenvolveu.

Enquanto trabalhou em Cosmópolis (SP), ela se deparou com um rico acervo sobre o Carnaval do município entre os períodos de 1910 e 1960. Frente a esta realidade, a jovem viu a oportunidade de reviver este recorte histórico da cidade cosmopolense. A última obra da autora intitulado Outros Carnavais, publicada em parceria o Governo do Estado de São Paulo, revive esta festividade brasileira sob a perspectiva dos antigos moradores de Cosmópolis (SP). “O Carnaval sem donos, de todos, inventa seus espaços ao longo da história”. acrescenta.

Como se deu a concepção do livro? Trata-se de projeto de pesquisa e documentação. Ele foi viabilizado junto ao Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural (Proac ICMS) com patrocínio da Usina Ester e Supermercados São Vicente. A proposta deste projeto foi documentar os antigos carnavais de Cosmópolis (SP), de 1910 a 1960, com base no acervo do Centro de Memória da cidade. Ele [o livro] surgiu de de uma série de arquivos que chegou para a gente e estava encaixotado. Começamos a organizar isso, surgiu a possibilidade de reestruturarmos o Centro de Memória, vimos que havia uma coleção fotográfica de qualidade muito boa, e muito bem conservada.

Por que você resolveu trabalhar o Carnaval no interior de São Paulo?  Diante do processo de organização do acervo, revelou-se uma bonita coleção fotográfica com registros dos Carnavais, fotografias que chamaram a atenção pela beleza, qualidade e variedade de blocos retratados. Na pesquisa foram identificados 21 blocos carnavalescos em Cosmópolis (SP), considerando registros fotográficos e citações nas matérias dos jornais pesquisados. Eram blocos com mais de 13 pessoas, por exemplo, em uma área rural, todas com a mesma fantasia. As pessoas passavam meses se preparando para esta festa. A partir disso, vejo que as fotos nos dão um bom recorte e representa a força do Carnaval enquanto manifestação da cultura popular.

O seu livro possui uma proposta gráfica e de diagramação bem peculiar. O que você quis passar com isso? Legal a gente falar sobre isso. Porque pode causar uma certa surpresa. Imagina, você tem um acervo antigo com fotos em preto e branco e o questionamento era sobre transpor para o livro essa coisa do Carnaval que é muito colorida e irreverente. Quando se fala em Carnaval se pensa em cor, em confete, em alegria, em entusiasmo. Esse é um livro que brinca com o arquivo, uma releitura. Então, toda a concepção gráfica foi pensada nessa matriz de muita cor, de carnavalizar esses arquivos. Quem fez o projeto gráfico foi a ilustradora e designer Amanda Pascoal, uma baita artista.

Como as pessoas poderão ter acesso ao seu trabalho? Nós tivemos uma tiragem de 500 exemplares e distribuição gratuita desses livros. É um projeto que me orgulha muito porque muita gente não tem condições de comprar um livro. Então o projeto se preocupou em contemplar por meio dessa distribuição gratuita. Essa distribuição está sendo feita pela Secretaria de Cultura de Cosmópolis (SP) e, também, fazemos a doação durante a exposição, que circula em Cosmópolis (SP). São quatro locais de exposição, uma exposição bem colorida, lúdica, com estandartes estilizados manualmente para apresentar como era feito na época. Essa exposição já ficou na Escola Paulo Freire, está agora no Shopping de Cosmópolis (SP), depois irá para o Centro Cultural Café Belle Époque e, por fim, para a Estação Sesi de Cultura. É um outro suporte para as pessoas conhecerem o resultado da pesquisa.

………………………………..

Portal Portal ON oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.