29/10/2019

Indaiatuba trabalha na substituição de 2.040 luminárias por modelo LED

Conforme dados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a lâmpada LED é mais econômica porque sua eficiência luminosa é maior do que as outras lâmpadas

Até o final de novembro a Prefeitura de Indaiatuba deve concluir a substituição de 2.040 luminárias comuns pelo modelo LED. A Vila Brigadeiro Faria Lima (Cecap I, II e III), os jardins Tancredo Neves e Oliveira Camargo e o bairro Pau Preto terão 100% das ruas iluminadas por LED. O pacote ainda inclui as principais ruas do Jardim Morada do Sol, algumas ruas do Centro, do Jardim dos Colibris, ruas Soldado João Carlos de Oliveira Jr. e Comendador Nagib Ibrahim, e as avenidas Higienópolis, Nove de Dezembro e dos Artífices. São lâmpadas de 190, 138 e 84 watts de potência, dependendo da necessidade da via.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) ressaltou que o objetivo desse investimento é proporcionar uma iluminação mais eficiente e garantir mais segurança à população. “Estamos realizando esse trabalho com base em um levantamento dos pontos que precisam de mais iluminação. A medida faz parte de uma série de ações que estamos realizando para tornar o município cada vez mais seguro”, justificou o prefeito. “Também temos que levar em consideração que, além de proporcionar mais segurança aos contribuintes com uma iluminação mais eficiente, as lâmpadas LED ainda geram economia no consumo de energia”, completou.

Os trabalhos foram iniciados na segunda semana de outubro e já foram concluídas a avenida Nove de Dezembro, a avenida Soldado João Carlos de Oliveira e a rua Comendador Antônio Nagib Ibrahim, além de parte da Cecap e do Tancredo Neves.

O Jardim Morada do Sol receberá 616 das 2.040 novas lâmpadas que estão no pacote. Para a escolha das 11 ruas do bairro que receberão a iluminação LED foi levada em consideração os pontos de maior movimento e também as vias utilizadas pelo transporte coletivo urbano, como as ruas João Martini, Silvio Candelo, Serafim Gilberto Candelo e Zephiro Pucinelli.

Na Cecap serão substituídas 344 unidades; no Jardim Pau Preto, 296; no Oliveira Camargo, 196; e no Tancredo Neves, 116 lâmpadas.

No Centro as ruas beneficiadas serão a Vinte e Quatro de Maio, no trecho entre a avenida Presidente Vargas e o Parque Ecológico; a Quinze de Novembro e a Candelária, que juntas totalizam 252 pontos de iluminação.

As avenidas Higienópolis e Nove de Dezembro e as ruas Soldado João Carlos de Oliveira e Nagib Ibrahim somam 316 lâmpadas. No Jardim dos Colibris são mais 79 pontos que receberão as lâmpadas do modelo LED.

Em 2018 a Administração Municipal iniciou a substituição gradativa das lâmpadas comuns por luminárias LED, atendendo todo o Parque Ecológico, além das principais praças e avenidas da cidade. As obras de revitalização da avenida Ário Barnabé e a duplicação da alameda Coronel Antônio Estanislau do Amaral já foram projetadas para receber esse novo modelo de iluminação, assim como a urbanização do final do Parque Ecológico, no Jardim Paulistano.

Conforme dados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a lâmpada LED é mais econômica porque sua eficiência luminosa é maior do que as outras lâmpadas. Isso significa que gasta menos energia para gerar a mesma iluminação. As LED podem durar pelo menos 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e quatro vezes mais do que as fluorescentes compactas, dependendo do modelo.

Outra vantagem em relação às demais tecnologias também está a não emissão da radiação ultravioleta e infravermelha, que faz com que a iluminação LED seja mais confortável para os olhos, e as lâmpadas também são mais difíceis de quebrar.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.