24/07/2019

Holambra contribui para que SP seja maior produtor de flores do Brasil

Cidade conta com área de 397 hectares dedicadas a produção de flores

O Estado de São Paulo é o principal produtor e exportador de flores no Brasil, segundo levantamento divulgado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Em 2018, a produção paulista exportou US$ 8,41 milhões, representando 62,3% do valor total do produto exportado pelo país (US$ 13,5 milhões). Holambra contribui com o resultado, já que conta com uma área de produção de 397,1 hectares.

Atibaia e Holambra são os principais municípios produtores paulistas com a área de produção de, respectivamente, 891,5 e 397,1 hectares de flores de corte, flores ornamentais, floricultura de vaso, crisântemo e rosa. Por conta desse potencial, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tem por objetivo fomentar a cultura das flores e, para isso, desenvolve pesquisas por meio dos institutos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

O Instituto Biológico (IB), por exemplo, criou tecnologias para controle biológico do ácaro-rajado em plantas ornamentais, como rosas, orquídeas e gérberas. Os trabalhos do IB garantem controle efetivo da praga, com o uso mínimo de defensivos agrícolas, que possibilita a redução de até 70% de acaricidas para o cultivo de gérberas e crisântemos e até mesmo a eliminação do uso de agroquímicos em rosas e orquídeas.

Em Arujá, foi observado que o uso constante de acaricidas tornou os ácaros resistentes, diminuindo drasticamente os efeitos do produto. “A aplicação exclusiva de produtos químicos, os produtores da região obtiveram níveis de controle abaixo de 20% para diversos acaricidas. Com a adoção da estratégia de manejo, incluindo o controle biológico, proposta pelo IB, é possível chegar ao controle efetivo da praga, acima de 80% de eficácia, com o uso mínimo de defensivo”, explica o pesquisador do IB, Mário Sato.

Expoflora

A cidade de Holambra, uma das principais produtoras de flores ornamentais, também potencializou a economia do município com a criação da principal feira do setor, a Expoflora, que acontece anualmente entre os meses de agosto e setembro.

“É um dos maiores eventos de São Paulo”, disse a coordenadora de comunicação da Expoflora, Vera Longuini. Em média, a feira recebe 300 mil pessoas em cinco finais de semana. “A Expoflora mostra as novidades para o mercado, e isso ajuda Holambra a ser responsável pela comercialização de mais da metade das flores ornamentais vendidas em todo o Brasil”, afirma.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.