Maria Fumaça

A Maria Fumaça de Jaguariúna/SP é um dos pontos turísticos mais importantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O Local, que recebe cerca de 60 mil visitantes por ano, funciona aos finais de semana e encanta os visitantes.  Os turistas podem aproveitar o percurso completo, que sai de Jaguariúna a vai até a Estação Anhumas, de Campinas, num trajeto que dura três horas e meia. Há também a opção de se fazer meio trajeto e, nesse caso, o passageiro vai até a Estação de Tanquinho, numa viagem de uma hora e meia entre ida e volta.

No trajeto, funcionários da A.B.P.F. (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) explicam sobre as propriedades e fazendas por qual a ferrovia passa e, na estação, explicam sobre as máquinas. Durante o passeio há apresentações musicais e vendas de lembrancinhas ligadas ao trem.

A Estação Mogiana, de onde sai o trem, foi inaugurada em 15 de dezembro de 1945. Desativada desde os anos 70, o prédio histórico foi restaurado pela Prefeitura e transformado em Centro Cultural a partir de 1991. Em 2006, a Prefeitura de Jaguariúna construiu uma extensão de 1.200 metros da pequena estação existente para que a antiga estação de Jaguariúna retomasse sua função original. A obra foi inaugurada em outubro de 2006, e com sua conclusão as locomotivas a vapor podem agora chegar à estação localizada no Centro Cultural e voltar na direção correta graças a um girador instalado no fim da linha, do lado a oeste da estação.

O percurso completo do passeio custa R$ 95. Para fazer metade do trajeto o turista paga R$ 75. Os horários de funcionamento são: Aos sábados 15 horas (meio percurso), domingos 10 horas (meio percurso), 12h30 (percurso completo), 14h30 (meio percurso).

Av. Marginal, 600 – Centro - Jaguariúna

Maria Fumaça
Maria Fumaça
Maria Fumaça
Maria Fumaça
Maria Fumaça