06/03/2020

Filme de Adoniran Barbosa será lançado em Valinhos

“Adoniran, meu nome é João Rubinato”, será lançado no dia 5 de março no Teatro Multiuso da Câmara, a partir das 19h30

Justa homenagem ao filho ilustre de Valinhos, “Adoniran, meu nome é João Rubinato”, filme documentário do diretor Pedro Serrano, será lançado no dia 5 de março em sessão especial no Teatro Multiuso da Câmara, a partir das 19h30.

A iniciativa é da Secretaria de Cultura de Valinhos, que entrou em contato com a distribuidora Pandora, responsável pela distribuição do filme no circuito nacional, para promover o lançamento em Valinhos, cidade onde um dos maiores sambistas brasileiros nasceu.

O filme do valinhense Adoniran Barbosa foi lançado nacionalmente no dia 23 de janeiro.  A Secretaria de Cultura irá disponibilizar os ingressos para a sessão especial a partir do dia 2 de março.

Adoniran Barbosa

João Rubinato nasceu em Valinhos no 6 de agosto de 1910. Filho de Francesco Rubinato e Emma Ricchini, imigrantes italianos da cidade de Cavarzere, província de Veneza. O casal desembarcou em Santos no dia 15 de setembro de 1895, passou pela Hospedaria dos Imigrantes e foi trabalhar nas lavouras do município de Tietê antes de se mudar para Valinhos.

Adoniran nasceu em Valinhos e sua família viveu na cidade até o início da adolescência do artista. Os Rubinato deixaram Valinhos e foram para Jundiaí, trabalhar na linha férrea, depois para Santo André e finalmente São Paulo.

Antes de se tornar Adoniran Barbosa, Rubinato representava, em programas de rádio, diversos personagens, entre as quais Adoniran Barbosa, que acabou por se confundir com seu criador por sua grande popularidade. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista. Faleceu aos 72 anos na cidade de São Paulo no dia 23 de novembro de 1982.

Sinopse do filme

Adoniran Barbosa, autor de sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”, carrega o título de maior sambista paulista de todos os tempos. A cidade de São Paulo foi personagem principal de suas canções e radionovelas. Através de imagens de arquivos raras e nunca vistas antes, o compositor e cantor paulistano, que faleceu em 1982, pode ser redescoberto pelo público no documentário.

 

FICHA TÉCNICA

Adoniran, Meu Nome é João Rubinato

Produtoras: Latina Estúdio e  Nation Filmes

Diretor: Pedro Serrano

Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

Elenco: Adoniran Barbosa, Elis Regina, Carlinhos Vergueiro e Eduardo Gudin

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.