06/02/2020

Feira Noturna de Nova Odessa recebe biblioteca infantil instalada em Kombi

Feira Noturna ocorre quinta, a partir das 18h, no estacionamento da Rodoviária

Uma biblioteca infantil itinerante montada dentro de uma Kombi é um dos destaques da Feira Noturna desta quinta-feira (6), em Nova Odessa. A atração faz parte do projeto “Kontos na Kombioteca Acessível”, iniciativa nascida em Campinas classificada em primeiro lugar entre os projetos selecionados no ano passado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), desenvolvido pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

A Kombioteca carrega mais de 30 livros, entre obras de autores novos e títulos consagrados de gêneros como poesia, contos, fábulas e histórias em quadrinhos). A estante sobre rodas ainda possui obras para pessoas não alfabetizadas ou com dificuldade de leitura, opções em braile (para quem não enxerga) e um livro digital, com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para surdos e audiodescrição (para cegos), disponibilizado em um tablet.

“Nosso projeto a gente fala que é para mostrar que existem livros para se ler não só com os olhos, mas com as mãos e os ouvidos”, explica Kely de Castro, que é autora do projeto, contadora de histórias, atriz e escritora. Segundo ela, a Kombi já esteve em cinco cidades e, depois de Nova Odessa, chegará a outras quatro, no eixo Campinas-Piracicaba.

Durante sua passagem pela Feira Noturna de Nova Odessa, a Kombioteca Acessível terá três sessões de contação de histórias – às 19h, 20h e 21h – com interpretação em Libras e um bate-papo com a escritora. “Meu livro, ‘Serei sereia?’ é um dos títulos da Kombioteca. Ele conta a história de uma menina cadeirante. Vou contar a história e, depois, conversar com os presentes sobre a história e a personagem”, adianta Kely.

Em tempos de celulares, videogames e tablets, o projeto busca inspirar pais e filhos a tomarem gosto pela leitura, revela a contadora de histórias. “A gente quer valorizar a literatura infantojuvenil, mostrar às pessoas que livro é legal, divertido, que as crianças precisam ler e os pais devem incentivá-las”, afirma a autora.

O secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo do município, Levi Tosta, convida a população a visitar a feira e conhecer a Kombioteca. “Nossa Feira Noturna virou um ponto de encontro de manifestações culturais na cidade, e esse projeto, com certeza, vai inspirar muita gente a inserir a leitura no seu cotidiano”, avalia o secretário.

Além do acesso gratuito aos títulos, a Kombioteca também vai promover troca de livros infantis. “Pedimos às pessoas para trazerem livros que já foram lidos e estão encostados, em bom estado, para trocar por outros”. A Feira Noturna ocorre na quinta, a partir das 18h, no estacionamento da Rodoviária. O evento é inteiramente gratuito.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.