02/05/2019

Falta de ar, cansaço e tosse seca? Atenção, pode ser asma!

Na próxima terça-feira (7), é celebrado o Dia Mundial da Asma

Informe publicitário

Na próxima terça-feira (7), é celebrado o Dia Mundial da Asma. A data é organizada oficialmente pela Global Initiative for Asthma (GINA), junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) a fim de conscientizar a população a despeito dos meios de prevenção e tratamento desta enfermidade. No Brasil, estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas possuem asma, de acordo com estudos do International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC).

A asma é uma doença crônica, ou seja, de progressão lenta e longa duração, que atinge as vias respiratórias prejudicando a passagem de ar. Uma pessoa asmática possui os brônquios (responsáveis por trazer ar para os pulmões e eliminar o gás carbônico) inflamados, por isso se contraem, diminuindo o espaço de passagem de ar. Quando a doença assume um estado grave, estas inflamações aparecem com mais frequência, desencadeando as crises. Fatores como poluição, cigarro, estresse e mudanças climáticas bruscas podem agravar os episódios de crise asmática. Na maioria dos casos, as crianças são as mais afetadas.

Um dos maiores problemas com relação ao diagnóstico da doença é que muitos asmáticos, por não passarem por episódios mais intensos de crises, não sabem que possuem a doença. Por isso é importante observar a presença de qualquer alteração na respiração. Os principais sintomas da asma, de acordo com o Ministério da Saúde, são:

  • Tosse seca.
  • Chiado no peito.
  • Dificuldade para respirar.
  • Respiração rápida e curta.
  • Desconforto torácico.
  • Ansiedade

Se você perceber alguns destes sintomas, procure auxílio médico. Cuide de sua saúde de maneira integrada com o Plansaúde. Atualmente, o convênio oferece várias opções de planos, desta maneira é possível que você escolha o melhor de acordo com sua necessidade. O Plansaúde está localizado na Rodovia SP-332, Km 1525, no Jardim Blumenau, em Artur Nogueira. Para saber mais acesse o site do PlanSaúde ou o Facebook. Você pode também mandar um e-mail para [email protected] ou ligar para o telefone (19)3090-2333.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.