01/10/2018

Exposição fotográfica destaca arquitetura antiga Jaguariunense

Evento preserva a memória do município, além de servir de referência para os mais jovens

A história de uma cidade moderna e progressista, como é a Jaguariúna atual, pode ser contada de várias formas, e destacar sua arquitetura é uma delas. A exposição “História e Memória Arquitetônica do Velho Jaguary – Reconstituindo sua Paisagem Cultural” é organizada pela Prefeitura por intermédio da Casa da Memória Padre Antônio Joaquim Gomes.

O acervo reúne 350 fotos divididas em 38 painéis expostos na área externa da Casa da Memória, que faz parte da Praça Umbelina Bueno e podem ser conferidas permanentemente. São imagens ricas em detalhes de construções com muros de taipa de pilão (erguidos por escravos) e telhas moldadas nas coxas por negros escravos.

A exposição mostra ainda, períodos de destaque como o dos casarões, as estações ferroviárias e pontes erguidas pelos Barões do Café, além dos primeiros trilhos que marcaram muito e estão presentes até hoje na identidade de Jaguariúna enquanto município que se formou, em parte, ao longo das linhas da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

…………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.