27/04/2020

Em tempos de quarentena, o seu pet também merece cuidados especiais!

O Bamboo Pet Hotel disponibiliza de diversos tratamentos para fazê-los cada vez mais livres e felizes

Como anda a saúde de seu pet? Imagino que nesta quarentena você tem conseguido passar mais tempo com ele, não é mesmo? Percebeu algo de errado? É bastante comum que os nossos animaizinhos de estimação tenham algum problema de saúde, e, quando for o caso, devemos nos precipitar e logo ajudá-los!

O Bamboo Pet Hotel disponibiliza de diversos tratamentos para o cuidado do seu pet, trazendo mais qualidade de vida. A proprietária e empreendedora Alexandra van Leeuwen, formada em medicina veterinária, criou o Bamboo Pet Hotel com um espírito inovador, mas além de tudo, com o propósito de ajudar todos os pets. Nesta época de quarentena, o atendimento de casos clínicos dentro da especialidade de fisioterapia continua normalmente, afinal a urgência e necessidade dos atendimentos são maiores!

As modalidades de fisioterapia e reabilitação animal sozinhas ou em associação com o tratamento farmacológico tradicional representam interessante alternativa terapêutica no tratamento de diversas patologias. Assim como no campo da medicina humana em que a reabilitação e a fisioterapia permitem uma adequada recuperação em situações diversas.

Na medicina veterinária, o trabalho conjunto de ortopedistas, neurocirurgiões e outros profissionais em colaboração com especialistas da área de reabilitação e fisioterapia é imprescindível para contribuir com o sucesso do tratamento.

As técnicas de fisioterapia humana também são aplicadas aos animais. Dentre as técnicas de fisioterapia empregadas na reabilitação no Bamboo Pet Hotel estão: massagem, cinesioterapia, laserterapia, eletroterapia, magnetoterapia, ultrassom terapêutico e hidroterapia, além de ozonioterapia. Vamos entender cada uma?


Massoterapia

Técnicas de manipulação que permitem a obtenção de efeitos reflexos, pela estimulação de receptores periféricos para transmissão de impulsos nervosos por fibras aferentes primárias ao sistema nervoso central (SNC), produzindo sensações de prazer e relaxamento; e efeitos mecânicos, devido à influência direta da manipulação sobre os tecidos moles. A massagem traz alívio à dor, redução de tensão e sedação do sistema nervoso.


Cinesioterapia

Exercícios terapêuticos que têm a finalidade de reduzir a dor, diminuir o tempo de recuperação da lesão, possibilitar melhora de movimento de músculos e funções articulares, favorecendo seu estiramento. Dividem-se em três categorias principais:

Exercícios passivos, que incluem categoria de movimento passivo (PROM), exercícios que auxiliam na flexão e extensão de articulações, flexibilidade de musculatura, tendões e ligamentos e melhora em função de estruturas neuromusculares;

Exercícios terapêuticos assistidos, visando melhora de força e resistência, propriocepção e habilidades neuromusculares, combinados a plataformas de equilíbrio e bolas terapêuticas;

Exercícios terapêuticos ativos, que auxiliam no ganho de força e recuperação de funções debilitadas, incluindo passeios e corridas, uso de esteira ergométrica, e utilização de cones e cavaletes em circuitos.


Laserterapia

Radiação eletromagnética na forma de fluxo de fótons, invisível ao olho normal dependendo do comprimento de onda. Os efeitos do uso do laser no controle da dor indicam ação analgésica no bloqueio de transmissão de dor até o SNC, com aumento na liberação de endorfinas e encefalinas. A fototerapia influencia síntese, liberação e metabolismo de substâncias sinalizadoras envolvidas em analgesia, como endorfinas, óxido nítrico, prostaglandinas, bradicinina, acetilcolina e serotonina. São evidentes também efeitos de diminuição do processo inflamatório, com redução de atividade das fibras C, aumento da circulação sanguínea e redução de excitabilidade do sistema nervoso.


Eletroterapia

A eletroestimulação, com o uso de corrente de eletroestimulação nervosa transcutânea (TENS), tem por finalidade a analgesia pelo controle da dor neuronal. Desta forma, há redução do tônus muscular no local de aplicação dos eletrodos, com ativação de vascularização e liberação de endorfinas endógenas, resultando em modulação da via de dor por alteração em potenciais de membrana. Podem ser empregadas também correntes elétricas visando o fortalecimento muscular para casos de atrofia e lesões musculares.


Magnetoterapia

É o método pelo qual se aplicam sobre o organismo campos magnéticos constantes ou variáveis, para o tratamento de afecções. Os campos magnéticos exercem uma força sobre as cargas elétricas em movimento, induzindo efeitos magneto-elétricos. Apresenta, portanto, uma ação bioestimulante, tendo efeito dentre outros sobre o metabolismo de cálcio, sendo aplicável portanto a casos de fraturas ósseas, com processos de não consolidação.  Dependendo da frequência utilizada, pode ser aplicado com efeitos antiedematoso, antiinflamatório, analgésico e trófico.


Ultrassom terapêutico

Aparelho que por meio de vibrações mecânicas oscilatórias harmônicas – ondas sonoras – age sobre terminações nervosas, reduzindo a dor, causando relaxamento muscular e melhorando a amplitude articular. Apresenta também efeitos biológicos que incluem a ativação de metabolismo celular e organização de fibras de colágeno, tendo uma aplicação importante no tratamento de lesões tendíneas e ligamentares, artroses e contraturas musculares.


Hidroterapia

Tem indicação uma vez que as propriedades físicas da água favorecem seu uso na terapia física e reabilitação. A densidade relativa (estabilidade) e flutuação implicam em menor peso do corpo na água, com consequente redução da carga na articulação lesionada, facilitando a realização de exercícios e reduzindo risco de lesões. A pressão hidrostática, por sua vez, auxilia no fortalecimento muscular pela ativação de fibras musculares, reduzindo inflamação e edema. A hidroterapia na medicina veterinária é uma modalidade que traz muitos benefícios para o paciente, promovendo também o condicionamento físico.


Ozonioterapia

A ozonioterapia, atualmente denominada terapia oxigênio-ozônio, tem demonstrado resultados clínicos promissores, incluindo efeitos antiinflamatório e analgésico. Estudos clínicos sugerem a eficácia da ozonioterapia no tratamento da dor, melhorando, por exemplo, a qualidade de vida de pacientes com hérnia de disco, com raros efeitos adversos. Os prováveis mecanismos de ação envolvidos são: efeito analgésico, anti-inflamatório, e efeitos antioxidantes, contribuindo também para melhora de oxigenação tissular, por ação hemorreológica, vasodilatação e estimulação de angiogênese.


Outro incrível tratamento que a Bamboo Pet Hotel utiliza é a Medicina Tradicional Chinesa, que inclui acupuntura, fitoterapia e dietoterapia. Contudo não vamos falar delas hoje, aguarde os próximos textos ou entre em contato com a Bamboo Pet Hotel!

Incrível não é mesmo? Agora tempo não é uma desculpa para o seu pet não se sentir amado e ter uma vida com mais qualidade. O Bamboo Pet Hotel é a única clínica da região a oferecer esses serviços e, está localizada na Rua Lúcio Nolli, 342, Chácara Santo Antônio, Santo Antônio de Posse/SP. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h.

Para mais informações ligue ou mande um Whats para (19) 97414-1003. Acompanhe o Bamboo Pet também pelo Facebook e Instagram para ficar por dentro de tudo!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.