09/09/2019

Edifício da antiga Câmara de Engenheiro Coelho faz parte da história de moradores

Local, que faz parte da vida do coelhense João Benedicto, poderá ser a sede da Secretaria de Educação

Mariana Avanzzi

Monumentos antigos marcam a vida de pessoas. Quando fazem parte da história de alguém, é como se pudesse materializar a memória por mais antiga que possa ser. Pois é, a construção que já foi a Câmara Municipal de Engenheiro Coelho não é diferente, mas antes de ser a “a antiga Câmara” e até mesmo antes de ser a própria, o edifício já existia e fazia história.

João Benectito, de 83 anos, foi quem nos contou tudo. Aposentado, viúvo e coelhense há 52 anos, ele diz se lembrar de tudo como se fosse ontem. Segundo o gentil idoso, aquela “igrejinha” tem praticamente sua idade. Apaixonado pelo solo coelhense, ele lamenta que hoje esteja esquecida. “Quando vim pra cá, nesse lugar só tinham duas ruas que davam acesso”, conta. Hoje, é um local bonito e agradável, rodeado de árvores em uma praça bem movimentada, porém a construção está vazia e não utilizada. “Bom, ela ficou vazia muito tempo e recentemente fizeram essa pintura, eu não sei se vão fazer algo, mas seria bom. As coisas do passado não devem ser apagadas, e sim aproveitadas”, disse o sábio senhor.

Todos os dias João Benedicto toma o banho de sol na pracinha da antiga Câmara de Engenheiro Coelho, já que mora a poucos metros dali. Com seu rádio de mão, ele escuta os sertanejos que trazem lembranças de sua época, um tempo bem diferente de hoje, segundo ele. O sorriso estampado no rosto do idoso mostra que suas memórias são genuínas e certamente bem claras. “Eu nasci em Limeira (SP) e era moleiro, vim pra cá trabalhar. Engenheiro Coelho era o lugar de moçada bonita e eu gostei do lugar e por aqui fiquei. Se fui cinco vezes para Artur Nogueira (SP) é muito, meu lugar mesmo é aqui”, afirma Benedicto com C.

O desejo de Benectito pode ser atendido, a informação é de que o local poderá ser a sede da Secretaria da Educação de Engenheiro Coelho. Apesar de não ser oficial, o local recebeu nova pintura e pode ser que passe a continuar fazendo história na vida de coelheses. Se isso acontecer, certamente João estará lá, em sua cadeira de praia, tomando o sol e compartilhando as histórias de sua juventude para quem quiser parar e prosear um pouquinho com simpático senhor.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.