04/11/2019

Durante Outubro Rosa, Hortolândia realiza mais de 500 mamografias

Com esta quantidade de atendimentos, a Prefeitura conseguiu zerar a fila de espera de mulheres que aguardavam pelo diagnóstico

A Prefeitura de Hortolândia realizou, ao longo do último mês, 506 mamografias, exame que auxilia no diagnóstico do câncer de mama. O número está dentro da média de mamografias ofertadas, mensalmente, pelo município. Com esta quantidade de atendimentos, a Prefeitura conseguiu zerar a fila de espera de mulheres que aguardavam pelo diagnóstico.

A saúde é prioridade no governo do prefeito Angelo Perugini. E a saúde da mulher recebe atenção especial. O Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) de Hortolândia é a unidade de referência para atendimentos de casos específicos, como gravidez de alto risco, e para exame de rastreamento de câncer de mama, através da mamografia.

De acordo com a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), mulheres com mais de 40 anos que nunca fizeram mamografia podem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima e solicitar o pedido. Já aquelas que têm mais de 50 anos precisam fazer o exame a cada dois anos. Em Hortolândia, assim que a paciente recebe o pedido para o exame, ela é atendida em, no máximo, 30 dias.

“Todos os meses, o Caism convoca cerca de 600 mulheres para realizar mamografias. Em outubro, tivemos 597 agendamentos e 91 faltas. Ressaltamos a importância das pacientes comparecerem ao exame na data agendada, ou comunicar com antecedência sobre a necessidade da falta para que possamos reagendar, além da possibilidade de atendermos outra pessoa”, enfatizou a secretária interina de Saúde, Mary Guimar Almeida Rocha.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividade física, amamentação prolongada, alimentação saudável, redução do consumo de bebidas alcoólicas, entre outras ações.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.