01/05/2023

Desemprego cresceu 10% nos últimos 3 meses

IBGE garante que essa queda na ocupação é esperada para o período

A taxa de desemprego no Brasil encerrou o primeiro trimestre de 2023 em 8,8%, atingindo 9 milhões e 400 mil pessoas. Em comparação ao trimestre anterior, entre outubro e dezembro do ano passado, o número de desocupados cresceu 10%.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua, divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

De acordo com o IBGE, “esse movimento de retração da ocupação e expansão da procura por trabalho é observado em todos os primeiros trimestres da pesquisa, com exceção do ano de 2022, que foi marcado pela recuperação pós-pandemia. “Segundo o Instituto, o resultado de janeiro a março deste ano pode indicar que o mercado de trabalho está recuperando seus padrões de sazonalidade, após dois anos de movimentos atípicos”.

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.880,00 no trimestre encerrado em março. O resultado representa alta de 7,4% em relação ao mesmo período de 2022.

Outro destaque da pesquisa foi o total de trabalhadores por conta própria com CNPJ, que caiu 8,1%. Já o número de empregados com carteira assinada no setor privado ficou estável e a taxa de informalidade foi de 39% da população ocupada, contra 38,8%, no trimestre anterior.

Agência Brasil

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.