06/08/2019

Cosmópolis tem queda em furtos e roubos no primeiro semestre do ano

Dados foram obtidos junto à Secretaria de Segurança Pública

Cosmópolis fechou o primeiro semestre de 2019 com uma queda nos índices de criminalidade. O levantamento, realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), indicou que a cidade apresentou uma queda de 38% em roubos, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pelo órgão referem-se aos seis primeiros meses do ano.

Neste mesmo período de 2018, o município cosmopolense havia registrado 146 casos de roubos de toda a natureza. No entanto, o valor diminuiu 38% nos meses de janeiro a junho de 2019, quando foi registrado 90 casos. É categorizado ‘roubos de toda a natureza’ as seguintes infrações: roubo de veículo, roubo a banco, roubo de carga e ‘roubo – outros’.

Furtos caem 4,8%

Dados coletados pela SSP indicaram que, nos seis primeiros meses de 2019, o município registrou 319 ocorrências, sendo 272 categorizados como “outros” e 47 tratam-se de furtos de veículos. Neste mesmo período de 2018, que serve de parâmetro para a comparação, foram registrados 360 casos de furtos (292“outros” e 68 furtos de veículos), computando uma queda de 11% este ano. Contudo, o número de veículos recuperados somaram 40.

Carlos Alberto Cavagnini,  secretário de Segurança Pública e Trânsito, acredita que a nova redução nos índices criminais em Cosmópolis é um fator decorrente de ações da Policial Militar e Civil, somado a ações de âmbito municipal realizada pela Guarda Municipal. De acordo com ele, os agentes agora contam com uma maior participação da sociedade no hall da segurança através de denúncias.

“Com certeza o reflexo desse trabalho tende a resultar em uma Cosmópolis mais organizada e segura para todos, fato concreto são os dados estatísticos apontados pela Secretaria de Segurança Estadual que apontam uma queda ainda maior comparado ao ano passado”, pondera Cavagnini.

Ações realizadas

Segundo informações provenientes da Secretaria Municipal, em 2017, o órgão realizou um estudo referente às ações lesivas e/ou ilícitas no município e com a criação do setor de Inteligência da Guarda Municipal em Fevereiro de 2018, foi possível realizar o mapeamento das ocorrências e até o modus operandi dos criminosos.

Com o levantamento de dados, foi possível obter o desenvolvimento de ações especificas e concisas para cada um dos problemas relacionados, sendo necessário a criação de operações e patrulhamentos específicos, como:

• Recolha de veículos “inservíveis”;
• Fiscalização de postura em comércios;
• Fiscalização de ambulantes;
• Fiscalização de terrenos baldios;
• Orientação aos catadores de reciclados;
• Operação Sem Cerol;
• Apoio ao Morador de rua, ação em conjunto com a promoção social.

Essas ações são realizadas diariamente e no decorrer do patrulhamento preventivo.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.