07/03/2019

Como a dieta saudável pode ajudar na prevenção da diabetes?

A endocrinologista Dra. Luísa Antunes explica como a doença está relacionada com os maus hábitos saudáveis

Informe publicitário

Você é o tipo de pessoa que tem histórico familiar de diabetes e gostaria de saber mais sobre o assunto para se prevenir? Descubra o que é diabetes, quais são os tipos e como a dieta saudável pode, de certo modo, impedir o seu aparecimento.

Grande parte dos alimentos que consumimos é transformado pelo nosso organismo em glicose, que é transportada no sangue até as células, onde será usada como fonte de energia. O surgimento da diabetes se deve ao alto nível de açúcar na corrente sanguínea. Cansaço, perda de peso, sede, necessidade frequente de urinar e visão turva são alguns dos sintomas da diabetes. Com o tempo, essas manifestações podem levar a problemas mais sérios se não houver um tratamento.

Antes de falarmos sobre os benefícios da dieta saudável para a prevenção da doença, é preciso compreender o que é Diabetes.

A Dra. Luísa Antunes, Endocrinologista no CEVISA explica que Diabetes Melittus (DM)  é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregá-la adequadamente, baseado numa resistência insulínica. Porém compromete vários órgãos do nosso corpo: pâncreas, fígado, coração, vasos sanguíneos,  rins, cérebro, músculos, visão.

Na maior parte a doença se manifesta de forma assintomática, desta forma, a hiperglicemia pode estar presente há muito tempo antes do diagnóstico da DM. Consequentemente, o diagnóstico da DM ou pré-diabetes é frequentemente descoberto em decorrência de resultados anormais de exames em avaliação laboratorial, ou com a descoberta de complicação relacionada a ela. Por esse motivo se torna extremamente importante diagnosticar alterações na glicemia precocemente. Os níveis glicêmicos elevados em jejum e, principalmente, pós-prandiais implicam em maior risco cardiovascular.

Tipos de diabetes

Diabete tipo 1 – O pâncreas é um órgão que produz hormônios importantes para o sistema digestivo e está localizado atrás do estômago. É o responsável pela produção de insulina quando o nível de açúcar no sangue sobe. Em certas pessoas o sistema imunológico agride incorretamente as células beta – células pancreáticas -, resultando assim pouca ou nenhuma liberação de insulina para o corpo. Esse é um processo que caracteriza a diabetes tipo 1, que é geralmente diagnosticado na infância e adolescência.

Diabetes tipo 2 –  Existe a produção de insulina, porém a sua ação é dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica. O pâncreas aumenta o nível de produção de insulina para tentar manter o nível de glicose normal. Quando isso não é possível surge a diabetes tipo 2. Existem também outros tipos de diabetes como, Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA), termo dado para pessoas diagnosticadas com o tipo 2 que desenvolvem um processo autoimune, perdendo células beta do pâncreas. Há também diabetes gestacional, uma condição temporária que acontece durante a gravidez.

Como a dieta saudável ajuda na prevenção da diabetes?

A prevenção da diabetes, para quem tem um ou vários fatores de riscos e não tem o diagnóstico da doença, é passar a adotar um estilo de vida mais saudável, com alimentação rica em vitaminas e nutrientes. Além de consultar o médico e fazer exames regulares de diagnóstico.

Para quem já possui a doença, é possível controlar o quadro e garantir melhor qualidade de vida ao paciente. Mas é preciso entender que para se prevenir é necessário passar por alguns pontos fundamentais como: entender o que é a diabetes; adotar um estilo de vida mais saudável; buscar uma alimentação equilibrada; praticar exercícios físicos regularmente; monitorar o nível de glicemia no sangue; e se necessário, tomar a medicação prescrita pelo seu médico.

Para facilitar a vida de quem não tem o costume de ser alimentar de maneira correta, separamos um mini guia nutricional do que deve estar presente nas refeições do seu dia-a-dia.

Mini Guia para ter uma dieta saudável

1) Nunca pule um horário de refeição; Cada refeição tem sua importância no organismo e é responsável para fazê-lo funcionar melhor. A primeira refeição do dia evita fraqueza e de quebra dá maior rendimento intelectual e físico, ou seja, muita energia.

2) Consuma bastante legumes e vegetais. Esses são grupos de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, por isso, são essenciais no seu prato.

3) Evite gorduras e frituras. Se você gosta de uma comida puxada no tempero, prefira o uso de azeite de oliva extra virgem, em vez dos tradicionais óleos.

4) Diminua o consumo de sal. Em excesso, pode causar tensão arterial elevada.

5) Evite doces em geral. Esse talvez seja o item mais importante para quem quer se prevenir da diabetes.

6) Beba bastante água. Não é de hoje que os profissionais da saúde recomendam beber água, pois é um dos melhores remédios naturais, proporcionando melhora no funcionamento do organismo.

A Dra Luísa Antunes ressalta que a prevalência da Diabetes no mundo é alarmante e está crescendo. No Brasil atualmente 12 milhões de pessoas são portadoras da doença. Existe uma projeção de que a doença seja uma das cinco principais causas de morte em países de alta renda até 2030 e uma das dez principais causas de morte no mundo. Isso enfatiza a importância de reduzir o risco da enfermidade.

A mudança de estilo de vida é a pedra angular para a prevenção do diabetes

Diante disto, o Cevisa, Centro de Vida & Saúde, especializado em medicina do estilo de vida, se sente responsável em atuar na prevenção e tratamento de doenças que são epidemias mundiais e levam ao aumento da mortalidade. O Cevisa possui um programa de Diabetes e Síndrome Metabólica (SM).

No espaço, eles oferecem todos os recursos e tratamentos com especialistas em diabetes e síndrome metabólica. A partir disso, criaram este programa para prevenção e tratamento da DM e SM, acompanhado por uma equipe multidisciplinar com foco em intervenção intensiva em mudança no estilo de vida. O objetivo é prevenir e controlar, da forma mais adequada possível, e assim evitar suas complicações para oferecer aos pacientes melhor qualidade de vida.

Autor: Josie Ruberto

A Dra. Luísa Antunes, Endocrinologista atende no CEVISA no endereço: Estrada Municipal Pastor Walter Boger, KM 1,5 Engenheiro Coelho/SP. Você pode entrar em contato pelo número:(19) 3858-5900  e agendar a sua visita.

Entre no site e saiba mais!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.