30/09/2019

Centro de Itatiba recebe projeto piloto de floresta urbana

A Avenida Maria de Lourdes Abreu nas imediações do centro do município foi escolhida para receber a iniciativa

A Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura deu início ao Piloto de Floresta Urbana na cidade. A Avenida Maria de Lourdes Abreu nas imediações do centro do município foi escolhida para receber a iniciativa.

“Floresta Urbana é uma floresta ou fragmento florestal situada dentro ou próxima a uma zona urbana. O objetivo do Piloto de Floresta Urbana em Itatiba é, justamente como estamos fazendo, arborizar áreas importantes da cidade que estejam com déficit de árvores propiciando à comunidade local todos os benefícios que um espaço arborizado pode trazer como amenização das questões climáticas por meio da diminuição das amplitudes térmicas, melhoria do ar a ser respirado, proteção do solo contra erosão, diminuição da poluição sonora, ampliação da biodiversidade, entre outros”, explicou a Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro, Secretária de Meio Ambiente e Agricultura.

A implantação do Piloto de Floresta Urbana está diretamente ligada à Diretiva de Arborização Urbana do Município VerdeAzul, programa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo que, em parceria com os municípios paulistas, trabalha a elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Para arborizar toda a extensão da avenida escolhida, foram selecionadas espécimes arbóreas que obedecessem alguns critérios como resistência a pragas e doenças, velocidade de desenvolvimento, produção de frutos de tamanhos adequados, troncos e ramos de lenho resistente para evitar queda em via pública, não conter princípios tóxicos ou que provoquem reações alérgicas, bom efeito estético, flores de tamanho pequeno e que não exalem odores fortes, entre outras condições.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, está prevista dentro do plano de ações do Piloto de Floresta Urbana a expansão de sua implantação que será estendida para outras ruas interligando praças e áreas verdes aumentando, assim, a porcentagem de cobertura arbórea em diversos pontos da cidade e o fortalecimento dos corredores ecológicos urbanos, principalmente para a avifauna.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.