22/09/2017

Campinas pode começar a multar usuários de drogas

Projeto será votado na câmara municipal na próxima segunda-feira (25)

Da redação

O projeto de lei que prevê a aplicação de multa para pessoas que forem flagradas usando drogas ilícitas em espaços públicos de Campinas passará por votação na próxima segunda-feira, dia 25 de setembro. A proposta, de autoria do vereador Nelson Hossri (PODE), estipula o pagamento de R$ 330.

Inédita no Brasil, o texto já recebeu pareceres favoráveis da Coordenadoria de Apoio às Comissões, Procuradoria Jurídica da Câmara e da Constileg (Comissão de Constituição e Legalidade), onde foi considerada constitucional. O vereador Nelson destaca que a proposta não tem relação com a legislação penal. “A multa administrativa é mais uma medida para inibir que os usuários utilizem espaços públicos para consumir drogas. Já ouvi relatos de pais que encontraram pinos de cocaínas e bitucas de maconha em parques enquanto os filhos brincavam. Não podemos admitir essa inversão de valores”, defendeu.

A lei não se aplica no caso de o infrator ser criança ou adolescente, que deve ser considerado o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); e para pessoas em situação de rua, que deverão ser encaminhadas para os serviços de saúde e assistência social. Para Nelson, a multa será um desestimulo para quem quer usar drogas, já protegendo de uma futura dependência. O valor arrecadado com a multa será destinado para as entidades sociais, Fundo da Segurança Pública e trabalho na Educação através da Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas.

……………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.