05/02/2019

Campinas lança campanha Fevereiro Violeta contra o analfabetismo

Objetivo é a erradicação completa até 2020. A cidade tem 1,3% da população de analfabetos, um total de 16,2 mil pessoas

O Fevereiro Violeta, uma campanha para erradicação do analfabetismo em Campinas, foi lançado nesta segunda-feira, dia 4 de fevereiro, pelo prefeito Jonas Donizette e a secretária de Educação, Solange Pelicer. A cerimônia de abertura aconteceu na Sala Azul, no Paço Municipal, onde o prefeito assinou o decreto dando início à campanha em 2019.

Ao abrir a solenidade, o prefeito falou sobre as oportunidades geradas pela Educação e o potencial que Campinas tem para erradicar o analfabetismo. “Nosso passado não precisa determinar o futuro”, disse. E reforçou: “se tem uma cidade com condições de erradicar o analfabetismo, essa cidade é Campinas”.

Já o diretor executivo da Fumec, José Batista, explicou que a campanha de erradicação do analfabetismo é realizada anualmente, desde 2014. O objetivo é “sensibilizar a sociedade e identificar as pessoas analfabetas para acabar com essa situação em Campinas”.

Os organizadores destacaram o significado da cor violeta, escolhida por simbolizar a dignidade, a prosperidade e o respeito. “São substantivos que convergem com a missão da Fundação em possibilitar ao cidadão, em qualquer fase de sua vida, a Educação”, testemunharam.

Além dos discursos das autoridades, o músico e ex-aluno da Fumec Luccas Soares, fundador do Instituto de Música Anelo, deu um depoimento, contando que, por problemas familiares e financeiros, teve dificuldades em seguir os estudos durante a infância. Passou a frequentar a sala de aula da EJA (Educação de Jovens e Adultos) aos 14 anos.

Em seguida, Luccas tornou-se músico, estudou no exterior e, em 2002, criou o Instituto Anelo, que ensina música gratuitamente para crianças e jovens da região noroeste de Campinas. “Quando uma pessoa se alfabetiza, um novo mundo se abre para ela”, disse a secretária de Educação a respeito da história de vida de Luccas Soares.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.