02/01/2019

Campinas é destaque no jornal norte-americano The New York Times

Município sedia a unidade brasileira da BYD (Build Your Dreams), empresa chinesa especializada em energia limpa

Campinas foi destaque na edição do dia 28 de dezembro no jornal norte-americano The New York Times em reportagem sobre o crescimento do mercado de veículos elétricos na América Latina. A cidade sedia, desde 2015, a unidade brasileira da BYD (Build Your Dreams), empresa chinesa especializada em energia limpa, produtora de veículos elétricos e painéis solares.

Campinas foi escolhida pela companhia chinesa BYD para iniciar o projeto de expansão da empresa no mercado brasileiro e em todo o Mercosul. O município tem seguido a cartilha mostrada pelo New York Times para atrair mais investimentos nesta área e diminuir entraves. Segundo o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o município possui uma legislação especial para companhias inovadoras. “Isso faz com que a cidade seja mais competitiva, atraindo esse tipo de investimento. É uma estratégia na qual continuaremos a trabalhar para atrair ainda mais empresas”, afirmou.

Os ônibus produzidos pela BYD trazem um retorno de investimento em somente 10 anos, considerando a vida útil dos ônibus elétricos, que é de 20 anos. Esse dado, trazido pela unidade brasileira e campineira da BYD, foi publicado no artigo e mostra também a importância dessa tecnologia para redução de custos. Campinas já possui 13 ônibus elétricos em operação no sistema de transporte público coletivo.

A região de Campinas possui, ainda, cerca de 10 eletropostos, que são pontos de recarga para veículos elétricos. O município também foi o primeiro no Brasil a ter táxis elétricos na frota em 2015. Atualmente, são três veículos adquiridos pelos concessionários e permissionários e que circulam na cidade.

Jonas Donizette ressalta que essa inovação, além de trazer economia contribui para reduzir a poluição. “São veículos movidos a energia limpa, em modelo urbano e piso baixo. O veículo não emite poluente e não precisa de sistema de rede eletrificada. É um ganho duplo, é bom para diminuir custos e é bom para o meio ambiente”.

É feita uma relação com o fato de a América Latina ter a matriz de energia mais limpa do mundo, com mais de 50% da energia sendo produzida por fontes renováveis, sendo a maior parte por hidrelétricas, mas também com crescimento na geração de energia solar e eólica.

A BYD está em Campinas desde 2015, produzindo ônibus elétricos e comercializando veículos e empilhadeiras. A segunda unidade para produção de módulos fotovoltaicos foi inaugurada em 2017.

A vinda da companhia para Campinas foi resultado de um amplo processo capitaneado pela Administração Municipal que incluiu visitas de equipes da Prefeitura à China e todas as tratativas para o sucesso do acordo. Gigante global especializada em energia limpa, a empresa foi fundada em 1995 e rapidamente se tornou a maior fabricante mundial em baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, ônibus e caminhões elétricos 100%.

Escrito pelos especialistas em energia e mudanças climáticas, Lisa Viscidi e Guy Edwards, o artigo está disponível em inglês e pode ser acessado pelo link https://www.nytimes.com/2018/12/28/opinion/electric-vehicles-latin-america.html.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.