05/02/2019

Artrose do joelho, aprenda um pouco sobre essa doença e saiba como lidar com ela

Especialista do Centro Médico de Artur Nogueira fala sobre osteoartrose do joelho

Informe Publicitário

A artrose do joelho significa alteração degenerativa da articulação, ou seja, ”desgaste da cartilagem” devido a cirurgia prévia, envelhecimento, uso em excesso (por exemplo atletas), excesso de peso entre outras causas. 

É uma patologia do joelho frequente e estima-se que 80% da população com mais de 55 anos de idade  apresentam alguma forma da doença. Fatores causais ou desencadeantes são: a instabilidade ligamentar, as sequelas de fraturas, lesões meniscais, corpos livres, desvios de eixos e traumas autoinduzidos como atividades de impacto.

O quadro clinico geralmente é dor, que se inicia de forma aguda, insidiosa ou progressiva, acompanhando o quadro doloroso podemos encontrar edema, derrame articular, crepitação, instabilidade, limitação do movimento e claudicação. Tais sintomas podem limitar a qualidade de vida do paciente. 

O diagnostico é basicamente feito por exames de imagens, como radiografia do joelho em posição ortostática. O tratamento conservador consiste em medidas como repouso, redução de peso, fisioterapia, hidroterapia, medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios não hormonais, viscos suplementação, condroprotetores e órteses. 

O tratamento cirúrgico fica reservado para os casos de falência do tratamento clinico. Existem vários tipos de tratamentos cirúrgicos e a escolha depende de cada caso, temos por via artroscopia, osteotomias e artroplastias (prótese de joelho)

Caso você sinta dores com queimação e inchaço em uma articulação, principalmente se for mais velho ou possuir outro fator de risco para a artrose, procure um médico ortopedista. Dentro da ortopedia é muito comum a presença de especialistas em cada articulação como joelho, ombro e quadril. Portanto, se o problema for localizado, um especialista poderá ajudar muito.

Dr. Paulo Martins, Especialista em ortopedia e traumatologia. Formado pela Universidade de Alfenas em 2008. Residência médica Hospital Mário Gatti formado 2015. Estágio artroscopia joelho 2016 hospital Santa Tereza. CRM:136.054


Se interessou pelo tratamento? Agende sua consulta no Centro Médico de Artur Nogueira.

Centro Médico

Centro Médico é referência na cidade de Artur Nogueira há 25 anos, atendendo em 23 especialidades, com diversos tipos de terapias personalizadas e um ambiente feito especialmente para a recuperação do paciente.

Centro Médico está localizado na  Rua Araras, 439, Jardim Blumenau – Artur Nogueira/SP.  Telefones: (19) 3827-4046 e (19) 3827-3412 ou (19) 99859-6566.

O Clínica possui uma unidade em Cosmópolis, localizada na Rua Max Hergert, 950 – Jardim Bela Vista III, Cosmópolis/SP. Telefones: (19) 3812-1862/ 3812-2919 ou whatsapp (19) 9989-5500.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.