23/08/2018

Americana registra segundo caso de raiva em morcego

Animal foi encontrado por moradores

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Americana confirmou nesta terça-feira (21) mais um caso de morcego contaminado pelo vírus da raiva, no bairro Jardim Nossa Senhora do Carmo. O animal foi encontrado, por moradores, caído na área comum de um condomínio residencial do bairro.

Ele foi recolhido ainda vivo por uma equipe do CCZ e encaminhado ao Instituto Pasteur, em São Paulo, para análise e diagnóstico. O envio de morcegos mortos faz parte de ações de rotina para o monitoramento da circulação viral. Este é o segundo morcego encontrado contaminado no município este ano. O primeiro caso foi detectado no bairro Antônio Zanaga, no mês de junho.

Diante deste caso, o CCZ iniciará uma ação educativa na região do bairro Nossa Senhora do Carmo e imediações. Serão distribuídos materiais educativos nas residências, além de um levantamento da cobertura vacinal contra a raiva em cães e gatos residentes próximos ao endereço onde o animal foi localizado.

Atenção

O CCZ esclarece que é fundamental que os proprietários de cães e gatos mantenham seus animais com a vacinação em dia. Considera-se com a vacinação atualizada o animal que recebeu a vacina há menos de um ano. Outra recomendação importante é com relação aos morcegos: caso um morcego adentre a residência ou mesmo quando for encontrado caído, vivo ou morto, o munícipe deve entrar em contato com o CCZ. Não se deve colocar a mão ou ter qualquer tipo de contato com o morcego, mas caso aconteça, o indivíduo deve lavar a região com água e sabão e procurar uma unidade de saúde para iniciar tratamento.

Serviço

Centro de Controle de Zoonoses

Endereço: Av. Heitor Siqueira, 1520 – Jardim da Mata, Americana-SP

Telefone: (19) 3467-1187

…………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.