01/10/2019

Alunos de Ciência da Computação da UniFAJ são contratados através de programa de bolsas da empresa Compasso

Representante da Compasso informa que o programa passará para a segunda edição

Em um mercado de trabalho competitivo como o atual, conseguir uma vaga de estágio é o desejo de todo estudante. Objetivo que foi alcançado por alunos do curso de Ciência da Computação da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna). O acesso ao emprego foi possível por meio da parceria entre a IES e a empresa Compasso. O programa iniciou-se em abril com término em setembro, e os alunos Guilherme Marques Carneiro e Nelson Nedis da Silva Junior foram efetivados e permanecem na empresa por tempo indeterminado.

Inicialmente a Compasso fez uma apresentação sobre a empresa no Campus II da UniFAJ  e sobre algumas das tecnologias que utilizavam para desenvolver os softwares. “Me candidatei no programa de bolsa, enviando meu currículo por e-mail, recebi a proposta e aceitei. Durante o treinamento eu fiz cursos a distância, reuniões com os coordenadores e até cursos presenciais. O prazo máximo e esperado do programa é de 4 meses, mas recebi o convite antecipado para ser efetivado”, relata Guilherme.

Ele conta que o professor Isaias Ramos, coordenador do curso de Ciência da Computação, esteve presente durante o processo de bolsa e efetivação da Compasso, passando informações e ajudando os alunos tanto com a parte da documentação quanto aos prazos. “Vejo que eu e todos os bolsistas tivemos uma grande oportunidade com a Compasso, e acredito que está sendo muito importante para o meu desenvolvimento e um ótimo começo para minha carreira. Agradeço pelos envolvidos da UniFAJ que me proporcionaram esta oportunidade”, comemora Guilherme.

O estudante ainda deu uma dica aos próximos candidatos: “Não tenha receio de se candidatar e perguntar, uma oportunidade dessa não acontece frequentemente, sou muito grato pela Compasso pela oportunidade.”

O aluno Nelson acredita que atualmente existe muita dificuldade de entrar no mercado de trabalho, e a ajuda da UniFAJ facilita esse caminho. “Com essa ajuda a gente sai daqui com uma vaga que, normalmente, não conseguiria lá fora. É uma oportunidade extremamente única”, acredita o estudante.

PARCERIA

Segundo o gerente de serviços Celso Santos, responsável pela unidade da Compasso em Jaguariúna, a meta da empresa é fortalecer a parceria construída em abril deste ano com a UniFAJ. “Além de nós trabalharmos para desenvolver o programa de bolsas, estamos instalados no Espaço Coworking sediado no Campus I da UniFAJ”, menciona Celso.

O gerente informa que o programa de bolsas trouxe dez alunos de Ciências da Computação. Desses, dois foram efetivados antecipadamente e o restante finaliza o projeto agora no final de setembro. “Está sendo uma experiência bastante interessante tanto como apoio aos alunos quanto para nossa relação com a universidade”, destaca.

O representante da Compasso informa que o programa passará para a segunda edição. “Por trabalharmos diretamente com tecnologia, o nosso foco principal é nos alunos de Ciência da Computação. O processo ocorre por semestre. Portanto, nossa expectativa é iniciar até o final do ano, para que o programa de bolsas comece efetivamente em meados de fevereiro”, antecipa.

Celso comenta que a parceria com a UniFAJ atende a uma necessidade da empresa pela busca de mão de obra especializada. “Nosso objetivo é, além de formar um aluno dentro das tecnologias que nós atuamos, trazer uma experiência para o mercado que hoje é carente. É importante para a Compasso, mas também para os alunos que participam do programa, porque eles têm a oportunidade de ter contato com algo que talvez na universidade eles viriam só mais, no final do curso. É também uma oportunidade de desenvolver um trabalho, considerando que os melhores colocados podem ser contratados por nós e trabalhem efetivamente em projetos relacionados com o que aprenderam conosco”, declara.

Para o coordenador do Curso Ciência da Computação, Prof. Isaías de Queiroz Ramos, parceria como esta realizada com a empresa Compasso é uma grande oportunidade para os alunos ingressarem no mercado de trabalho na área da computação. “Como bolsistas, os alunos estudam as tecnologias mais atuais utilizadas pelas empresas e dependendo do desempenho, engajamento, as empresas contratam rapidamente”, aponta.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.