25/09/2018

Alunos da rede municipal de Itatiba são premiados em exposição científica

Equipe conquistou o 1º Lugar na Categoria Sustentabilidade e 2º Lugar na Categoria Ciências Exatas e da Natureza

Três alunos do nono ano do ensino fundamental da EMEB Maria Aparecida Tomazini, localizada no bairro Morro Azul, em Itatiba, uniram o conhecimento adquirido nas aulas de ciências para desenvolver um projeto simples e eficaz para diminuir mofos e bolores de forma sustentável e econômica em bibliotecas.

A equipe conquistou o 1º Lugar na Categoria Sustentabilidade e 2º Lugar na Categoria Ciências Exatas e da Natureza na “Bragantec 2018”, premiação realizada pelo Instituto Federal de São Paulo – campus Bragança Paulista que visa estimular projetos de ciência e tecnologia.

Utilizando materiais encontrados na própria escola, eles desenvolveram um desumidificador com pedaços de giz que seriam descartados juntamente com retalhos de tecidos. O giz escolar possui características de absorver a umidade e se mostrou totalmente eficaz.

Outra solução desenvolvida por eles surgiu com o descarte de cascas de laranjas que são ofertadas na merenda escolar. A casca da fruta é rica em D-Limoneno que possui propriedades antibacterianas, antifúngica, antioxidante e inseticida, entre outras propriedades. Após diversos testes, os alunos criaram uma solução em álcool para fazer a limpeza da biblioteca e eliminando diversos pontos de fungos, inclusive em capas de livros.

…………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.