22/07/2019

A obesidade é doença e não só uma questão estética

Especialista do Centro Médico de Artur Nogueira fala sobre os riscos da obesidade

Dr. Andrés Williams Varona Ramirez recentemente participou no XVIII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica, que aconteceu nos dias 18-20 de abril de 2019, no hotel transamérica são Paulo, o congresso foi organizado pela ABESO ( Associação brasileira para o estudo da obesidade ) da qual é membro , foram mais de 65 palestrantes entre nacionais e internacionais , todos professores renomados na área de atendimentos , estudos e  pesquisas relacionadas com a obesidade , foram abordados vários temas desde a conceptualização do que é a obesidade ate os últimos avanços científicos em relação com o estudo de seu surgimento ate as ultimas tendências terapêutica . Neste artigo o Doutor irá esclarecer e abordar alguns dos aspectos que foram tratados no congresso  para que vocês pacientes , leitores , entendam um pouco da gravidade do assunto .

Obesidade: é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que pode atingir graus capazes de afetar a saúde. O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma razão simples entre o peso e a altura que é frequentemente usada para classificar a obesidade em adultos. 2005.

Porém mais recentemente adicionou-se ao conceito a caraterística de ser uma doença crônica de etiologia complexa e multifatorial. Ou seja, hoje pode se dizer que longe do que muitas pessoas acreditam que a obesidade é uma questão estética hoje esta comprovado cientificamente que é sim uma doença crônica que pode ser desenvolvida por multiplos fatores, genéticos, comportamentais, socioambientais etc. e tudo começa desde bem antes do nosso nascimento, dependendo das preferencias alimentares da nossos pais.

Em  2014 1,9 bilhões de pessoas no mundo estavam acima do peso, representando 1 em cada 3 adultos. Sendo que 600 milhões de pessoas são obesas delas 11% são homens e 15% são mulheres. no Brasil mais do 44% da população adulta da maioria das capitais sofre de obesidade , sendo na região sudeste ( nossa região ) um 50 % da população , representando o 15 % da população obesa mundial ( dados realmente alarmantes ).

Como saber se estou com obesidade ou sobrepeso: pois bem para saber se estamos tendo problemas de peso seja sobrepeso ou obesidade devemos procurar um especialista qualificado na área, onde do ponto de vista clinico  após aferir, circunferência abdominal,  peso, altura , fará  o calculo do IMC (índice de massa corpóreo) sendo que se este se encontra acima de 25kg/m2 dizemos que o paciente esta com sobrepeso e acima de 30 kg/m2  já encontrasse com obesidade.

Existem múltiplas complicações relacionadas a obesidade que podem comprometer ainda mais a nossa saúde como por exemplo :

  • Cardiopatia ( doenças cardíacas )
  • Dislipidemias ( aumentos do colesterol e triglicérides )
  • Hipertensão arterial
  • Diabetes mellitus tipo 2
  • Demência
  • Câncer
  • Síndrome dos ovários policísticos
  • Doença gordurosa não alcoólica do fígado
  • Depressão
  • Artropatias (Doenças articulares ), entre outras

O que fazer para tratar a obesidade: pois como já tinha dito a obesidade é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, só controla com um bom acompanhamento de um medico qualificado especializado na área de endocrinologia, em conjunto com outros profissionais como são: nutricionista, psicólogo (a) e treinador (ra) físico(a) , e sim a obesidade tem como principais tratamentos os que citarei a continuação sendo os 2 primeiros os fundamentais:

  • Tratamento dietético
  • Atividade física
  • Terapia cognitiva comportamental
  • Medicamentoso
  • Cirurgia bariátrica.

Recomendações:

  • Para preservar a sua saúde e a dos seus filhos previna a obesidade, faça atividade física, evitando o sedentarismo.
  • Tenha uma alimentação balanceada com a menor quantidade de açúcares e carboidratos, dando um maior espaço para frutas e legumes.  
  • Procure sempre acompanhamento com médico especializado na área do tratamento da obesidade de preferencia com especialização em Endocrinologia
  • Lembre sempre que a obesidade é coisa seria e pode trazer complicações para a sua saúde.
    Dr. Andrés Williams Varona Ramirez CRM 187023-SP, Especialista em Medicina da Família. Pós-graduado em Endocrinologia e metabologia. Membro da ABESO (associação Brasileira para o estudo da obesidade), e da SBMFC (sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade).


    Se interessou pelo tratamento? Agende sua consulta no Centro Médico de Artur Nogueira.

    Centro Médico

    Centro Médico é referência na cidade de Artur Nogueira há 25 anos, atendendo em 23 especialidades, com diversos tipos de terapias personalizadas e um ambiente feito especialmente para a recuperação do paciente.

    Centro Médico está localizado na  Rua Araras, 439, Jardim Blumenau – Artur Nogueira/SP.  Telefones: (19) 3827-4046 e (19) 3827-3412 ou (19) 99859-6566.

    O Clínica possui uma unidade em Cosmópolis, localizada na Rua Max Hergert, 950 – Jardim Bela Vista III, Cosmópolis/SP. Telefones: (19) 3812-1862/ 3812-2919 ou whatsapp (19) 9989-5500.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.