14/12/2018

A cirurgia bariátrica e metabólica na atualidade

Especialista do Centro Médico de Artur Nogueira fala sobre a cirúrgica bariátrica, confira

Informe Publicitário

A obesidade é a epidemia do século, tanto no Brasil quanto no mundo. Sabemos que isso é reflexo do estilo de vida atual: sedentarismo, ingestão exagerada de alimentos e ingestão de alimentos hipercalóricos, vida desregrada etc. Além disso, a obesidade é a base de muitas doenças, tais como: diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias (aumento do colesterol), esteatose hepática, doença do refluxo gastroesofágico, apnéia do sono, artrose, sem contar a inegável piora da qualidade de vida, associada a transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Atualmente, o melhor tratamento disponível para a obesidade é a cirurgia bariátrica, pois apresenta resultados consistentes e duradouros, ao contrário de outros tratamentos, que apresentam resultados parciais e/ou não duradouros. No passado, tratava-se de cirurgia experimental, porém com o avanço da medicina, hoje é considerada tratamento padrão para obesidade, com reconhecimento mundial, sendo uma técnica bem estabelecida e segura.

A Cirurgia Bariátrica apresenta-se na forma de duas cirurgias principais, que são as mais estudadas e seguras: Bypass Gástrico e Gastrectomia Vertical (Sleeve). Ambas são mundialmente realizadas e apresentam resultados consistentes, com riscos baixos. A melhor opção para cada paciente é escolhida em conjunto com o cirurgião e o endocrinologista.

As indicações para cirurgia bariátrica são baseadas em: IMC, idade, doenças associadas e tempo de doença.

Em relação ao Índice de Massa Corpórea (IMC):

  • IMC acima de 40 kg/m2, independente de comorbidades.
  • IMC entre 35 e 40 kg/m2, na presença de comorbidades.
  • IMC entre 30 e 35 kg/m2, na presença de comorbidades “graves”, com diagnóstico feito por um médico especialista na respectiva área.

É obrigatória a constatação de intratabilidade clínica da obesidade por um médico endocrinologista. É necessário também ter o IMC elevado por pelo menos 2 anos.

Por fim, para o sucesso da cirurgia bariátrica, isto é, a perda de peso com sua manutenção a longo prazo e a melhora da qualidade de vida é necessário que o paciente esteja envolvido num programa multidisciplinar. Nesse programa são trabalhados os aspectos nutricionais, psicológicos, de atividade física e condicionamento físico, prevenção de deficiências nutricionais etc. Vale salientar que a cirurgia bariátrica é um método seguro e eficaz para o tratamento da obesidade, mas que necessita de comprometimento por parte do paciente e familiares.

Dr. Jefferson Kalil, médico, com especialização em Cirurgia Geral. Formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2012. Cursou especialização/residência médica também na Universidade Estadual de Campinas, no período de março/2013 até fevereiro/2015. Cirurgião do aparelho digestivo e cirurgião geral. CRM-SP: 156.152.


Se interessou pelo tratamento? Agende sua consulta no Centro Médico de Artur Nogueira.

Centro Médico

Centro Médico é referência na cidade de Artur Nogueira há 25 anos, atendendo em 23 especialidades, com diversos tipos de terapias personalizadas e um ambiente feito especialmente para a recuperação do paciente.

Centro Médico está localizado na  Rua Araras, 439, Jardim Blumenau – Artur Nogueira/SP.  Telefones: (19) 3827-4046 e (19) 3827-3412 ou (19) 99859-6566.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.