05/06/2018

70% das moradias da RMC não têm escritura em cartório

Pesquisa da Unicamp aponta gargalo na regularização dos imóveis

Um estudo feito pelo Grupo de Governança de Terras do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – por iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – aponta que 22,86% dos domicílios urbanos na Região Metropolitana de Campinas (RMC) estão em situação informal, 44,63% estão em condição de semiformalidade e apenas 32,66% estão com a documentação regularizada. Ou seja, quase 68% dos imóveis não têm registro em cartório e, portanto, oficialmente, não contam com documentos legais para a comprovação de propriedade.

A pesquisa foi realizada na RMC, mas reflete a realidade da grande maioria dos municípios brasileiros.

Custos de Moradia

A pesquisa intitulada “Impactos da regulação do mercado de terras e custos de moradia” (Impacts of Land Market Regulation and Housing Affordability) foi encomendada pelo BID. O objetivo foi entender o mercado de terras urbanas na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o impacto das regulamentações.

O resultado do trabalho está sendo apresentado durante o “IV Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico: Regularização Simplificada” (do dia 4 a 6 de junho), no auditório do Instituto de Economia (IE) da Universidade, em Campinas, interior de São Paulo. Informações e inscrições estão disponíveis no site. O patrocínio do Seminário é da Fibria Celulose S/A e da Suzano Papel e Celulose.

………………………………..

Portal Portal ON oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.