22/10/2019

119 pacientes faltam ao mutirão de ultrassom de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia convocou 500 mulheres que já tinham pedido de exame, apesar disso, 119 faltaram, o que representa 31% das vagas disponibilizadas

Neste sábado (19/10), o Centro de Especialidades Médicas abriu as portas para um mutirão de ultrassom transvaginal. A Prefeitura de Hortolândia convocou 500 mulheres que já tinham pedido de exame pendente para comparecer nesta data, agilizando o atendimento de quem aguarda este tipo de ultrassom. Ao longo da semana, profissionais do Centro de Especialidades Médicas confirmaram a presença das pessoas convocadas, através de contato telefônico. Apesar disso, 119 pessoas faltaram, o que representa 31% das vagas disponibilizadas.

Desde o dia 7 deste mês, a Prefeitura realiza uma ação de intensificação de ultrassom transvaginal. Além das 500 mulheres convocadas no mutirão, 692 foram chamadas para a intensificação. Mas, até a sexta-feira (18/10), 182 faltaram. Com a intensificação, que vai até novembro, a Secretaria de Saúde quer reduzir a espera por ultrassom transvaginal para até 45 dias após a solicitação médica. Antes, a espera ultrapassava 3 meses. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, cerca de 4 mil pedidos aguardam agendamento deste exame.

“Entendemos a importância deste exame para a saúde das mulheres e, por isso, queremos oferecer o ultrassom transvaginal de forma rápida, com a garantia de retorno ao médico para avaliação dos resultados. Neste sábado, tínhamos capacidade de atender 500 mulheres. Nossa equipe estava preparada e completa para oferecer atendimento de qualidade, em tempo recorde. Mas o comparecimento foi de somente 381 pessoas”, disse a secretária Interina de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha. “Quando um paciente falta à uma consulta ou exame, ele ocupa o lugar de uma pessoa que precisa daquele atendimento. Sabemos que há imprevistos. Mas pedimos que sempre que possível, a pessoa comunique com antecedência que não poderá comparecer. Vamos fazer o possível para encontrar outra data em que a pessoa consiga fazer seu acompanhamento médico”, enfatizou a secretária.

As pessoas que não compareceram ao mutirão de ultrassom deste sábado ou ao agendamento do exame marcado para os dias da semana devem procurar a unidade de saúde onde faz acompanhamento para solicitar um novo agendamento.

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.