20/07/2017

Valinhos dá exemplo de coleta seletiva para região

Coleta seletiva já cobre 85% da cidade

A coleta seletiva da Prefeitura de Valinhos/SP já cobre 85% da cidade, um dos maiores índices do Estado de São Paulo. Mensalmente, são recolhidas 170 toneladas de material reciclável, como jornais, garrafas e copos de plásticos.

A empresa terceirizada Corpus, responsável pelo serviço, recolhe os recicláveis uma vez por semana nos bairros e a Cooperativa Recoopera faz a triagem e a recuperação dos materiais. O diretor do Departamento de Limpeza Pública (DLP), Gustavo de Freitas Sirianni, lista diversos benefícios da coleta seletiva. “Além da redução da extração de materiais, há ainda a diminuição no custo de produção de empresas, que utilizam matéria prima reciclada”, explicou. Segundo ele, reaproveitar material também cria oportunidades e fortalece as cooperativas.

Ainda de acordo com o diretor, os benefícios são sentidos ainda pela Prefeitura, uma vez que melhora a limpeza da cidade e diminui os custos da gestão de resíduos sólidos, além de prevenir enchentes. A Saúde é outra área impactada pela ação. A coleta, por exemplo, evita a água parada em material reciclável, diminuindo a incidência de criadouro do Aedes aegypti(mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana e a atração de animais peçonhentos, como cobras e aranhas, entre outros.

reco1-1500555772


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.