12/11/2023

O ano de 2024 pode ser mais quente que 2023, diz ONU

Fenômeno El Niño deve durar pelo menos até abril do ano que vem e, com isso, eventos climáticos como ondas de calor, inundações e secas podem ser mais graves

2024 pode ser um ano mais quente que o atual. O fenômeno El Niño deve durar pelo menos até abril do ano que vem e, com isso, eventos climáticos como ondas de calor, inundações e secas podem ser mais graves. Foi o que informou a Organização das Nações Unidas (ONU).  

O El Niño é o aquecimento da parte leste da superfície do oceano Pacífico, próximo à costa da América do Sul.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, parte da ONU, o fenômeno se desenvolveu rapidamente durante julho e agosto e deve atingir o pico entre novembro e janeiro de 2024.

O professor de Meteorologia da USP, Ricardo de Camargo, explica que o fenômeno impacta as chuvas no Brasil – aumenta no Sul e reduz no Norte e Nordeste.

O climatologista chefe do departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Francisco Aquino, alerta para a relação entre o El Niño com as mudanças climáticas causadas pelo homem.

Segundo a ONU, as previsões mais recentes e a avaliação de especialistas sugerem alta chance do aquecimento contínuo no oceano Pacífico pelo menos até abril de 2024.

Agência Brasil

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.