29/04/2018

Museu de História Natural de Campinas é destino para toda a família

Museu funciona também aos feriados e o ingresso custa apenas 4 reais

O Museu de História Natural foi criado em 1938 e situa-se no Bosque dos Jequitibás, reserva florestal de Mata Atlântica nativa, em Campinas (SP). Foi inaugurado em 20 de maio de 1939, e fica num prédio tombado  pelo  Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.

O taxidermista Max Wünsche teve a iniciativa da criação do Museu. E cedeu toda sua coleção de animais empalhados montando um setor de taxidermia para a conservação e ampliação do acervo criaturas da fauna brasileira. Na década de 1980, o museu foi modernizado com apoio do Departamento de Zoologia da Unicamp.

Atualmente o Museu de História Natural tem como objetivo propagar conhecimento e promover sua conservação, focando nos principais ecossistemas. Também é desenvolvido ali dentro programas de Educação Ambiental e Biologia para crianças, professores e público em geral. O Museu chega a receber anualmente cerca de cem mil pessoas. Sendo um destino apropriado para toda a família.

No acervo podem ser encontradas mais de duas mil peças, dentre elas 393 mamíferos, 475 aves, 187 répteis, 178 peixes, 790 insetos e 144 demais invertebrados[2], representantes dos ecossistemas brasileiros da Mata Atlântica, da floresta Amazônica, do Cerrado, do Pantanal Mato-grossense e litoral paulista, incluindo mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos e outros invertebrados e, oferecendo, em exposição aberta ao público, mais do que 300 destas espécies.

O museu tem exposições permanentes com os temas Extinção, Botânica, Peixes, Animais Venenosos, Defesa, Predação, Reino Animal, Dentição-Adaptação e Aves-Diversidade e dioramas dos ecossistemas Pantanal Mato-grossense, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Litoral Paulista.

O Bosque do Jequitibás também abriga outras instalações. Entre elas, o Aquário Municipal, a Casa do Caboclo, Teatro Carlos Maia e o Minizoológico.

Endereço
Rua Coronel Quirino, nº 02 – Bosque dos Jequitibás – Bosque – Campinas (SP)

Telefone (19) 3295-5850

Horário de Funcionamento
Quarta-feira a domingo (inclusive feriados) das 9h às 12h e das 13h às 17h 
Bilheteria aberta até 16h40 (Ingressos custam apenas R$ 4)

………………………………..

O Portal N60 oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.